Desemprego, Família e Meio Ambiente são os destaques desta edição dirigida pelo Bispo de Leiria-Fátima
O bispo de Leiria-Fátima aceitou ser o director da primeira edição do Jornal «Região de Leiria» em 2010. Com várias reuniões preparatórias, D. António Marto e os restantes elementos da redacção colocaram em destaque o tema do desemprego, família e meio ambiente.
O editorial da última edição do Jornal é assinado por D. António Marto. Nessa coluna, o bispo de Leiria-Fátima explica o significado de exercer a tarefa de director desta publicação e a perspectiva que se procurou dar ao jornal nesta edição, sobretudo a partir de um novo olhar.
“Que seja capaz de despertar confiança e esperança para o novo ano” – sublinhou à Agência ECCLESIA D. António Marto.
A primeira página tem “duas fotos apelativas: os primeiros bebés do ano no hospital de Leiria e uma foto da festa das bodas do casamento”. As imagens mostram rostos de “ternura e esperança” que convidam para um “novo olhar” – referiu.
A mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz também mereceu destaque no jornal «Região de Leiria». “Fez-se um inquérito a alguns especialistas sobre o meio ambiente e, concretamente, sobre o Rio Lis” – disse D. António Marto.
Não fez reportagens nem entrevistas, mas pediu “aos jornalistas para desenvolverem os temas da família, desemprego e meio ambiente” e “as aspirações das pessoas no início de um novo ano”. No fecho da edição (dia 6 de Janeiro), D. António Marto confessou que a conclusão dos trabalhos “não foi stressante”.
O Bispo gostou da experiência e se “se proporcionar gostaria de repetir” porque “foi gratificante trabalhar com um grupo de jovens jornalistas” – afirmou. Considera-se um “bispo comunicador” e “um aprendiz de jornalista” – realçou no meio de uma gargalhada. E finaliza: “para dizer a verdade ia com algum receio”.