Angra: Diocese celebra ordenação sacerdotal de Fábio Silveira

Festa diocesana também destaca vários jubileus sacerdotais

Foto: Agência ECCLESIA

Angra do Heroísmo, Açores, 28 mai 2026 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai celebrar a ordenação sacerdotal de Fábio Silveira, o último seminarista formado integralmente no Seminário Episcopal, e os jubileus sacerdotais de vários presbíteros diocesanos, no dia 14 de junho, às 16h00, na Sé.

“A cerimónia será um momento de ação de graças pelo ministério sacerdotal e pelo testemunho de dedicação à Igreja ao longo de décadas de serviço pastoral nas comunidades açorianas e junto das comunidades emigrantes”, divulga o portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra.

A Diocese de Angra, no Arquipélago dos Açores, vai celebrar jubileus de vários padres numa festa diocesana que coincide com a ordenação sacerdotal de Fábio Silveira, o atual diácono é o último aluno integralmente formado no Seminário Episcopal.

Esta celebração jubilar e de ordenação sacerdotal está agendada para o dia 14 de junho, começa às 16h00 locais (mais uma hora em Lisboa), na Sé em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira.

A Diocese de Angra vai comemora três jubileus de prata – 25 anos de ordenação sacerdotal –, dos padres Hélder Miranda Alexandre, Hélder Cosme e Silvano Vasconcelos, três sacerdotes celebram 60 anos de ordenação presbiteral – os padres Norberto Cunha Pacheco, Vasco Silva Parreira e Ivo Rocha, que vive nos Estados Unidos da América –, e vão evocar os 70 anos de sacerdócio do padre José Fernandes Medeiros.

O futuro sacerdote, Fábio Silveira, foi ordenado diácono pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, no dia 23 de novembro de 2025, na Sé, e é o “último seminarista” que completou a sua “formação exclusivamente nos Açores”.

“Eu quero que as pessoas me vejam como uma pessoa que faz parte da comunidade e não uma pessoa que está à margem da comunidade; a Igreja tem de ser cada vez mais em saída para entrar no século, e não estar estagnada à espera que o século entre dentro da Igreja”, explicou o diácono Fábio Silveira, sobre a forma como pretende viver o sacerdócio, porque o “sentido mais autêntico da vocação” encontrou-o “nas pessoas” e só assim “faz sentido ser sacerdote”.

A Missa Nova de Fábio Silveira está marcada para o dia 21 de junho, uma semana após a ordenação sacerdotal, na igreja de Santo António do Monte, na Candelária, a comunidade onde “foi batizado, fez a catequese e onde nasceu a sua ligação à Igreja”.

Foto: Igreja Açores/Hugo Silva

O Seminário Episcopal de Angra celebrou 163 anos de fundação, no dia 9 de novembro, foi criado em 1862, mas seus seminaristas não residem nesta instituição; desde o ano letivo 2024/2025 os seminaristas açorianos estão a viver e a estudar na Diocese do Porto, respetivamente no Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição e na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Fábio Silveira, é natural da Ilha do Pico, residente na Terceira há 15 anos; o percurso vocacional começou aos 28 anos, depois de uma vida ligada à cultura e à música, e trabalhou em paróquias das Ouvidorias de Angra e Praia, em serviços diocesanos e, mais recentemente, foi inserido na Ouvidoria da Povoação, em São Miguel.

CB

Notícia atualizada às 15h39, de 8 de junho de 2026

Angra: Bispo disse ao novo diácono para ser «‘corista’ na comunidade cristã, e não ‘solista’»

Partilhar:

Últimas AGENDA

NOTÍCIAS DO DIA

Junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
Scroll to Top