Igreja: Sociedade de São Vicente de Paulo iniciou ciclo de formações «Ozanam»

Foto: Sociedade de São Vicente de Paulo – Portugal

Lisboa, 12 fev 2026 (Ecclesia) – A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP – Portugal) iniciou um novo ciclo de formações, intitulado ‘Ozanam.nov’, e reuniu cerca de 60 participantes, na primeira sessão, realizada online, esta segunda-feira, dia 9 de fevereiro.

“A forte adesão à primeira sessão confirma o interesse e a vontade de continuar a crescer na espiritualidade e no serviço aos mais necessitados, fortalecendo o carisma e a missão da Sociedade de São Vicente de Paulo em Portugal”, explica a SSVP – Portugal, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

A primeira sessão do ciclo de formações ‘Ozanam.nov’ foi dedicada ao tema ‘Espiritualidade Vicentina’, um momento marcado pela partilha, reflexão e aprofundamento da identidade vicentina, que reuniu “cerca de 60 participantes”, provenientes de vários Conselhos Centrais, na plataforma online Zoom.

Este encontro para os Vicentinos teve a orientação do padre José Alves, conselheiro espiritual do Conselho Superior de Portugal da Sociedade de São Vicente de Paulo, esta segunda-feira, dia 9 de fevereiro.

‘Ozanam.nov – reNOVar o saber para iNOVar na missão’, é o tema geral deste ciclo de formação e reflexão, que é promovido pelo Conselho Superior de Portugal da Sociedade de São Vicente de Paulo; tem uma periodicidade mensal, no dia 9 de cada mês, pelas 21h00, pelos meios online.

A SSVP – Portugal explica que este novo espaço de formação nasce “com o propósito de reforçar a formação dos vicentinos”, promovendo a renovação do saber e a inovação na missão, “num espírito de comunhão e compromisso”, inspirado no carisma e no pensamento do Beato Frederico Ozanam.

Cartaz: Sociedade de São Vicente de Paulo – Portugal

“O ‘OZANAM.NOV’ nasce da convicção de que a formação é essencial para uma ação vicentina mais consciente, atual e transformadora”, salientam.

A Sociedade de São Vicente de Paulo convida “todos os vicentinos” a participarem na próxima sessão de formação, no dia 9 de março, pelas 21h00.

A SSVP tem 166 anos de serviço em Portugal, a primeira Conferência Vicentina foi criada a 31 de outubro de 1859, na igreja de São Luís, em Lisboa; o Conselho Nacional, que resultou da fusão dos Conselhos Superiores Masculino e Feminino Portugueses, foi fundado em 1976.

A Sociedade de São Vicente de Paulo, que tem como estruturas-base as Conferências de São Vicente de Paulo / Conferências Vicentinas, é um movimento católico de leigos que se apoia nos princípios da justiça, da solidariedade e da caridade; foi fundada em 1833, em Paris (França), por Frederico Ozanam, que foi beatificado pelo Papa São João Paulo II, em 1997.

CB

Partilhar:
Scroll to Top