Cardeal D. José Tolentino Mendonça acolheu a visita da direção da FADU ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 03 fev 2026 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV e o cardeal português D. José Tolentino Mendonça, o prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação (Santa Sé), receberam uma camisola personalizada da Federação Académica do Desporto Universitário de Portugal, no Vaticano.
“O momento maior desta visita ocorreu com a participação na Audiência Geral do Santo Padre, a quem os representantes desta federação ofereceram pessoalmente ao Papa Leão XIV uma camisola personalizada da FADU”, informa o Dicastério para a Cultura e Educação da Santa Sé, numa nota enviada, esta terça-feira, 3 de fevereiro, à Agência ECCLESIA.
Segundo a Federação Académica do Desporto Universitário de Portugal, este momento com o Papa foi “particularmente simbólico e marcante”, nesta ocasião transmitiram a essência da missão da FADU, enquanto entidade que “representa e serve uma comunidade alargada de estudantes do ensino superior em Portugal”, e salientaram a importância do desporto universitário “num país com uma elevada população estudantil”.
Para além de participarem na audiência pública semanal com Leão XIV, no dia 28 de janeiro (quarta-feira), a direção da Federação Académica do Desporto Universitário de Portugal foi recebida também no Dicastério para a Cultura e Educação pelo responsável deste organismo da Santa Sé, D. José Tolentino Mendonça.
O cardeal português acolheu a visita da direção da FADU ao Vaticano, o seu presidente, Diogo Braz, estudante de Psicologia do Desporto na Universidade de Coimbra, e do administrador, Pedro Longo, estudante de Finanças no ISCAL – Lisboa, de quem recebeu também uma camisola da Federação Académica do Desporto Universitário.
A Federação Académica do Desporto Universitário de Portugal explica que este encontro permitiu sublinhar a importância do desporto no contexto do ensino superior “e o crescente papel da carreira dual no desenvolvimento integral dos estudantes-atletas”.
O prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação e os representantes da FADU falaram da importância e os desafios que o desporto universitário enfrenta na atualidade, reconhecendo que “é, sem dúvida, uma mais-valia para o próprio desempenho académico”.
“Entre esses desafios, a necessidade de uma maior aposta na saúde mental dos atletas e a disponibilidade de infraestruturas, conciliando assim a ‘sala de aula’ com o ‘campo de jogos’, acrescenta o organismo da Santa Sé, na sua nota.
A FADU é uma federação que representa cerca de 450.000 mil estudantes universitários de Portugal, dos quais registam-se 10.000 atletas-estudantes, distribuídos por 113 clubes e 35 modalidades.
Uma das missões da Federação Académica do Desporto Universitário é promover o desporto nas universidades, organizar campeonatos intrauniversitários, e representar Portugal nos campeonatos internacionais de desporto universitário.
CB/OC


