Rede Mundial de Oração do Papa: Leão XIV incentiva a convidar os jovens para serem «intercessores pelas necessidades do mundo inteiro»

Papa destacou que esta rede, Fundação do Vaticano, «une diversas culturas, línguas e carismas na missão comum»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 30 jan 2026 (Ecclesia) – Leão XIV disse hoje que à Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) que é “especialmente importante” convidar os jovens a participar, para que “possam formar a próxima geração de intercessores pelas necessidades do mundo inteiro”, no Vaticano.

“Encorajo-vos a promover uma participação ainda maior nesta Rede, que une diversas culturas, línguas e carismas na missão comum. É especialmente importante convidar os jovens a participar, para que possam formar a próxima geração de intercessores pelas necessidades do mundo inteiro”, disse o Papa aos diretores e membros da Rede Mundial de Oração, na audiência que concedeu esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, no Vaticano.

Leão XIV salientou que “muitos” jovens procuram “uma relação mais profunda e pessoal com Jesus Ressuscitado”, indicando que o Movimento Eucarístico Juvenil (MEJ) da RMOP “pode ser um caminho particularmente frutuoso para os ajudar a crescer numa intimidade mais profunda com nosso Senhor”.

A Rede Mundial de Oração do Papa, confiada à Companhia de Jesus (jesuítas) – Fundação com personalidade jurídica canónica e do Vaticano desde 3 de dezembro de 2020 -, tem a missão de mobilizar os católicos, “pela oração e ação”, para os desafios da humanidade e a missão da Igreja, desafios que se apresentam “na forma de intenções de oração confiadas pelo Papa a toda a Igreja”.

“Queridos irmãos e irmãs, agradeço calorosamente os vossos esforços para promover a oração em todo o mundo pelas intenções do Papa e encorajo-vos a continuar neste caminho com um espírito alegre”, disse o Papa, assinalando que as “várias intenções” sobre os desafios que “a humanidade enfrenta, bem como à vida e à missão da Igreja” são partilhadas pelos pontífices “após um cuidadoso discernimento”.

A Rede Mundial de Oração do Papa apresentou a campanha global ‘Reza com o Papa’, uma iniciativa que visa divulgar as intenções mensais do Santo Padre através de conteúdos multimédia, no dia 7 de janeiro deste ano, 2026, no Vaticano; o projeto articula dois formatos principais: “O Vídeo do Papa”, que desde 2016 acumula mais de 250 milhões de visualizações em 23 idiomas, e o formato “O Áudio do Papa”.

“Estou grato pelos vossos esforços para as divulgar às dezenas de milhões de pessoas desta rede mundial que, todos os dias, apresentam estas necessidades a Deus. Esta oração não é alheia à obra evangélica do Corpo de Cristo, mas uma parte integrante dela”, acrescentou aos diretores e membros da RMOP, na Sala dos Papas, no Vaticano.

Leão XIV lembrou também que a RMOP também promove a espiritualidade do ‘Coração de Jesus’, renovada através do seu itinerário formativo “O Caminho do Coração” e confirmada pela Carta Encíclica “Dilexit nos” (“Nos amó”, Rm 8, 37), publicada pelo Papa Francisco em outubro de 2024.

O Papa começou o seu discurso, publicado na sala de imprensa da Santa Sé, a afirmar que estava “feliz” por este encontro com a RMOP e a agradecer este “serviço ao povo de Deus”.

Leão XIV saudou o diretor internacional da Fundação Rede Mundial de Oração do Papa, o padre Cristóbal Fones, e os dois vice-diretores, a leiga argentina Bettina Raed e o padre português Miguel Melo, os membros do Gabinete Internacional, os coordenadores continentais, o conselho de administração, parceiros permanentes e, “de maneira especial”, os embaixadores desta fundação do Vaticano, que “apoiam a estabilidade e a vitalidade desta missão com a sua generosidade”.

“Tende um dia maravilhoso. Mais uma vez, obrigado pelo vosso serviço e pelo vosso empenho neste importante ministério. Obrigado”, concluiu.

A Rede Mundial de Oração do Papa, antigo Apostolado da Oração, teve início na França, em 1844, com o jesuíta François-Xavier Gautrelet.

CB

Partilhar:
Scroll to Top