Algarve: Diocese promove formação inicial para catequistas
Faro, 29 jan 2026 (Ecclesia) – A Diocese do Algarve vai promover uma nova edição da formação inicial para catequistas, em regime misto, presencial e online, entre este mês de janeiro e 20 de março.
O Setor Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência (SDCIA) do Algarve informa que esta formação tem como destinatários “não apenas os catequistas que iniciam esta missão, bem como todos aqueles que estando há mais tempo não tiveram ainda oportunidade de nele participar”, citado pelo jornal ‘Folha do Domingo’.
A nova edição da formação inicial para catequistas na Diocese do Algarve, o percurso ‘Ser Catequista’, vai decorrer em regime misto: presencialmente, nos dias 31 de janeiro, 7 de fevereiro e 14 de março, e, online, nas tardes de domingo, nos dias 1 e 8 de fevereiro e 15 de março.
O SDCIA, que promove esta formação, informa que os locais presenciais dos encontros vão ter lugar, no Centro Pastoral da Penina (31 de janeiro), no salão paroquial das Ferreiras (7 de fevereiro), e no Centro Pastoral de Santa Luzia de Tavira.
O Setor Diocesano da Catequese da Infância e da Adolescência do Algarve vai realizar uma celebração no final da formação inicial para catequistas, no dia 20 de março.
O Diocese do Algarve, através do SDCIA, promoveu o Dia Diocesano do Catequista, que reuniu cerca de 230 agentes pastorais das paróquias algarvias, este sábado, dia 24 de janeiro, na igreja de São Luís de Faro; do programa destaca-se a conferência ‘Acolher, escutar e integrar: a catequese diante dos desafios das migrações’, pela diretora da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), organismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Eugénia Quaresma, e a Eucaristia presidida pelo bispo diocesano, D. Manuel Quintas.
CB

