
Porto, 26 jan 2026 (Ecclesia) – O padre Augusto Guedes Pinto morreu no sábado, aos 97 anos, informou a Diocese do Porto.
O velório realizou-se no domingo, na igreja Matriz de Pedrouços (Porto), a partir das 15h, e o funeral aconteceu hoje, pelas 10h30, presidido pelo bispo diocesano, D. Manuel Linda.
Nascido a 28 de setembro de 1928, o padre António Guedes Pinto foi ordenado aos 23 anos, em 1952, e desempenhou o papel de pároco da Paróquia de Pedrouços durante 43 anos.
“A nossa eterna gratidão àquele que foi, durante muitos anos, o Pastor que o Senhor nos enviou!”, pode ler-se numa publicação partilhada pela paróquia na rede social Facebook.
Também a Junta de Freguesia de Pedrouços se manifestou a respeito da morte do sacerdote, através de uma nota publicada nas redes sociais, expressando ter recebido a notícia com “profundo pesar”.
“A freguesia de Pedrouços presta sentida homenagem à sua memória, guardando como exemplares o seu espírito de serviço, proximidade, dedicação e disponibilidade, ao longo de mais de quatro décadas”, referiu.
“Neste momento de profunda consternação, o Executivo da Junta de Freguesia de Pedrouços, endereça as mais sentidas condolências à sua família, amigos e a toda a comunidade paroquial”, escreveu o presidente da Junta de Freguesia, Hugo Salgueiro.
LJ/OC
