Sacerdote de 72 anos serviu na República Democrática do Congo, em Moçambique e em França
Viseu, 24 jan 2026 (Ecclesia) – O padre Inácio Babo de Macedo, missionário comboniano, faleceu na quinta-feira, aos 72 anos de idade, informou a Diocese de Viseu.
Natural de Vila Cova da Lixa, Felgueiras (Diocese do Porto), o sacerdote residia atualmente no Seminário das Missões, em Viseu, cidade onde foram celebradas as exéquias esta sexta-feira.
A Missa Exequial foi presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano, na Igreja do Seminário das Missões, seguindo-se o funeral na terra natal do religioso.
O padre Inácio Babo de Macedo fez a sua profissão perpétua no Instituto dos Missionários Combonianos em 1977 e foi ordenado sacerdote a 31 de julho do mesmo ano, na Sé de Viseu.
O seu percurso missionário ficou marcado pelo serviço em África e na Europa: esteve na República Democrática do Congo e em Moçambique, passando também por Paris, onde foi formador de estudantes de Teologia da congregação.
Regressou a Portugal em 2008, tendo passado ainda alguns anos em Roma por motivos de saúde.
Em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, D. António Luciano uniu-se “à dor e ao luto dos Missionários Combonianos”, apresentando condolências à família e à comunidade religiosa, “pedindo-lhe que interceda junto de Deus pelo aumento das vocações na Igreja”.
OC
