Igreja/Media: «Escutarmo-nos uns aos outros e refletirmos em conjunto é comunicar» – Isabel Figueiredo

Arquidiocese de Évora recebe esta sexta-feira a apresentação do tema da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações 2026, com o tema «Preservar Vozes e Rostos Humanos»

Lisboa, 22 jan 2026 (Ecclesia) – A diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS) valorizou o encontro, a reflexão e a escuta que as apresentações da mensagem do Papa para o Dia das Comunicações Sociais proporcionam e que esta sexta-feira tem uma nova edição.

“Escutarmo-nos uns aos outros e refletirmos em conjunto, na continuidade do caminho sinodal que temos vindo a percorrer, é comunicar, na sua dimensão mais ampla e, por essa mesma razão, mais evangélica”, afirmou Isabel Figueiredo, em declarações à Agência ECCLESIA.

A Esperança Multimédia – Arquidiocese de Évora acolhe esta sexta-feira uma sessão que vai debater o tema da mensagem para este Dia Mundial das Comunicações Sociais 2026, a partir das 11h.

“Este ano, optamos por ir até Évora, ao encontro do Departamento de Comunicação da Arquidiocese de Évora, conscientes da importância do trabalho que se faz nas nossas Dioceses, assim como do papel único de todos os que mantêm vivos os órgãos de comunicação social regionais, assim como os correspondentes dos órgãos nacionais”, referiu a responsável.

Isabel Figueiredo destaca o “cuidado e prontidão” com que o SNCS é recebido, salientando que este “é o melhor sinal de que vale sempre a pena” ir ao “encontro uns dos outros”, “dando corpo ao título da Mensagem deste ano: ‘Preservar Vozes e Rostos Humanos’”.

Apesar de o 60º Dia Mundial das Comunicações Socias se celebrar no último dia do mês de maio, a diretora do SNCS, da Conferência Episcopal Portuguesa realça que “a mensagem do Papa é apresentada publicamente no dia de São Francisco de Sales – padroeiro dos jornalistas – no próximo sábado, dia 24 de Janeiro”.

“A apresentação da Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais é sempre motivo de encontro e de reflexão, para todos os que trabalham na e para a comunicação social da Igreja”, salienta.

Promovido pelo SNCS e a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Évora, o debate desta sexta-feira vai contar com intervenções do arcebispo de Évora, D. Francisco Senra, da diretora do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, Isabel Figueiredo, e de Amílcar Matos, jornalista, correspondente da TVI/CNN.

O encontro, destinado aos jornalistas e comunicadores, assim como aos diretores dos Secretariados Diocesanos da Comunicação Social, termina com um almoço, em Évora.

O pedido de confirmação de presença deve ser feito através do e-mail [email protected] ou para o número de telemóvel 928 064 371.

LJ/OC

Inteligência artificial: Tema da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais apresentado em Évora

Partilhar:
Scroll to Top