Missão 2010 quer «tocar todas as realidades da diocese»

D. Manuel Clemente volta ao YouTube para apelar à corresponsabilidade dos portucalenses

D. Manuel Clemente dirigiu-se à diocese do Porto, através do canal de notícias diocesano no YouTube, para apelar à “corresponsabilidade” dos portucalenses na missão 2010.

O bispo do Porto sublinha que a missão “tem de apanhar e educar todas as realidades socioculturais da nossa Igreja e sociedade portucalense”.

Problemas sociais, culturais, “às vezes referentes à própria viabilidade da vida, da profissão, da escola, no mundo da cultura ou da saúde”, recorda D. Manuel na mensagem, são “diferentes domínios que devem ser tocados e acompanhados pela presença de Jesus Cristo, mas através da comunidade cristã e da corresponsabilidade de cada um dos seus membros”.

Na diocese do Porto vivem cerca de 2 milhões de pessoas, algumas a “participar intensamente da vida da Igreja, algumas menos, outras pouco ou nada”, mas, indica D. Manuel, “a todas devemos procurar e atingir beneficamente com este influxo do evangelho de Jesus Cristo”.

O final da primeira década do Séc. XXI será marcada pelo espírito da missão que “integra uma enorme e acrescida responsabilidade de todos nas comunidades cristãs”.

Com a missão 2010, a diocese do Porto espera que cada comunidade cristã, paróquia, movimento, associação ou instituto religioso “dê tudo o que possa para testemunhar a realidade vivificadora em cada comunidade”.

Espera o bispo do Porto, que a missão faça “crescer na corresponsabilidade de dons e carismas” e que cada portucalense “encontre o seu lugar, o seu serviço”, dentro da “motivação geral”, que é a missão 2010.

“Certamente que concluiremos esta primeira década do Séc. XXI com uma intensidade reencontrada, com novo ardor, novos métodos e novas expressões”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top