
Lisboa, 17jan 2026 (Ecclesia) – A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana anuncia a ordenação presbiteral do diácono João Luís Cunha Ensina, este sábado, dia 17, pelas 11h00, na igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, nos Salesianos de Lisboa.
O bispo auxiliar emérito de Lisboa, D. Joaquim Mendes, SDB, preside à ordenação presbiteral de João Ensina, que será concelebrada por vários sacerdotes da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O lema diaconal escolhido – «Consagro-Me por eles, para eles também serem consagrados na verdade» – foi retirado do Evangelho segundo São João.
O diácono João Ensina sublinha que a ordenação presbiteral não altera a essência da sua identidade, mas acrescenta a responsabilidade de “celebrar com fé e piedade os mistérios de Cristo, para louvor de Deus e santificação do povo cristão, principalmente na Eucaristia e na reconciliação”.
O novo sacerdote vê a missão presbiteral como proximidade, escuta e acompanhamento num mundo em rápida transformação, lembrando que Jesus e Dom Bosco caminharam primeiro com os jovens antes de os ensinar. “O sacerdote deve ser alguém que está atento às pessoas. Não deve ter a tentação de querer ser rápido e responder à mesma velocidade”, sublinha.
Aos 43 anos, João Ensina chega ao sacerdócio depois de um percurso vocacional assumido de forma mais tardia, vivido entre o ensino, o serviço educativo e a consagração religiosa salesiana.
LFS

