Solidariedade: Fundação Fé e Cooperação angaria mais de 14 mil euros para apoiar comunidades nos países lusófonos

Montante adquirido resultou da campanha «Presentes Solidários», que decorreu entre 27 de novembro de 2025 e o Dia de Reis

Foro: Fundação Fé e Cooperação

Lisboa, 16 jan 2026 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC) anunciou hoje que a campanha “Presentes Solidários” 2025 possibilitou angariar 14 050 euros, entre o Natal e o Dia de Reis.

“Os donativos permitirão financiar respostas nas áreas da educação, da agricultura familiar e da coesão social, incluindo jogos e brinquedos para crianças em Angola, formação de professores em Moçambique, ferramentas agrícolas para famílias no Brasil e visitas de estudo para alunos em Portugal”, pode ler-se no comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao todo, foram realizadas 1002 doações, de 27 de novembro a 6 de janeiro, destinadas a apoiar comunidades em países de expressão portuguesa.

Mariana Pereira, que coordena a campanha, assinala que este “é um contributo pontual, mas é uma forma muito concreta de responder a necessidades identificadas nestes países e que, de outra forma, não teriam apoio garantido”.

“É também uma forma de ligar pessoas que estão muito distantes, reforçando laços de solidariedade entre todos os países lusófonos”, acrescentou.

Com o lema “Dar a Duplicar”, a iniciativa funciona através da oferta simbólica de postais ilustrados, cujas verbas são posteriormente canalizadas para parceiros locais, responsáveis pela aquisição e distribuição dos bens e serviços.

A FEC destaca que “todo o processo decorre através do website da campanha, onde já se encontra disponível a informação relativa ao número de presentes doados neste Natal”.

Criada em 2006, a campanha “Presentes Solidários” já reuniu mais de 655 mil euros para apoiar comunidades nos países lusófonos; em 2024, a Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento angariou um total de 19 550 euros.

Em 2026, a iniciativa assinala 20 anos de existência, um marco que, segundo a FEC, “reforça a relevância de uma ideia de solidariedade global que, mais do que nunca, está na ordem do dia”.

A FEC – Fundação Fé e Cooperação é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento, que tem como missão promover o desenvolvimento humano integral, com a visão de construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça.

Criada em 1990, atualmente tem projetos em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal em diversas áreas, como a Educação, Direitos Humanos, Alterações Climáticas, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, Capacitação Organizacional e Proteção Social.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top