Bragança-Miranda: Diocese lança revista «Sementes de Esperança»

«Que seja verdadeiramente uma semente lançada em boa terra, ao serviço de uma Igreja sinodal, missionária e portadora de esperança», deseja D. Nuno Almeida

Bragança, 08 jan 2026 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda anunciou hoje o lançamento da revista ‘Sementes de Esperança’, “um novo instrumento de comunicação e evangelização”, que vai ter uma periodicidade anual e é um projeto promovido pelo Secretariado das Comunicações Sociais.

“Conscientes de que sem comunicação não há comunhão, participação nem missão, desejamos que esta revista seja verdadeiramente uma semente lançada em boa terra, ao serviço de uma Igreja sinodal, missionária e portadora de esperança”, escreve D. Nuno Almeida, bispo de Bragança-Miranda, na nota de abertura da revista ‘Sementes de Esperança’, citado num comunicado enviado esta quinta-feira, 8 de janeiro, enviado à Agência ECCLESIA.

A revista ‘Sementes de Esperança’, explica a diocese transmontana, pretende “informar e orientar” os leitores na caminhada pastoral, transmitindo “confiança e credibilidade”, ajudando-os “a refletir com espírito crítico e a discernir melhor” o seu papel enquanto cristãos comprometidos com o Evangelho no mundo atual.

O conteúdo da nova publicação da Diocese de Bragança-Miranda centra-se na “riqueza da vida pastoral” desta Igreja Diocesana, e contempla as dimensões comunitária, litúrgica, profética e social, onde os leitores vão encontrar notícias e informações sobre a diocese portuguesa do nordeste, as suas unidades pastorais e paróquias, os serviços e as diversas realidades diocesanas, as homilias e intervenções de D. Nuno Almeida, propostas de formação, partilhas de experiências, apontamentos históricos, entre outros temas “relevantes para a caminhada eclesial”.

A primeira edição da nova publicação corresponde ao primeiro ano e meio de ministério episcopal de D. Nuno Almeida, de junho de 2023 a dezembro de 2024.

Com o lançamento da revista ‘Sementes de Esperança’, a Diocese de Bragança-Miranda dá “um novo passo” no campo da comunicação pastoral, com “mais de 500 páginas” e disponível em formato impresso, tem uma periodicidade anual, e é um projeto promovido pelo Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais.

“O Secretariado Diocesano das Comunicações, além do trabalho que já desenvolve, sentiu a necessidade de alçar novos voos na comunicação, tomando assim a iniciativa de elaborar uma Revista, diocesana, inovadora, fortalecendo ainda mais a evangelização”, destaca D. Nuno Almeida.

A revista anual ‘Sementes de Esperança’ nasce como “um novo instrumento de comunicação e evangelização”, pensado para servir a comunhão, a participação e a missão desta Igreja diocesana, a Diocese de Bragança-Miranda, que já tem o jornal ‘Mensageiro de Bragança’, página na internet e na rede social Facebook, “quer chegar a um público mais vasto” e reforçar a sua presença “junto das comunidades e dos fiéis”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top