Vaticano: Papa recebeu «primeiro kit missionário» da Missão País 2026

Lisboa, 31 dez 2025 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV recebeu o kit missionário da Missão País 2026, o “primeiro” divulgou a organização, esta quarta-feira, 31 na audiência geral pública, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

“O primeiro kit missionário já foi enviado”, informa a ‘Missão País’, num vídeo curto (reel) partilhado hoje nas ‘histórias’ da conta na rede social Instagram.

No vídeo, Leão XIV recebe uma t-shirt e um bloco da ‘Missão País’ 2026, que foi oferecido durante a volta de saudação do Papa aos participantes da última audiência geral pública de 2025, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 31 de dezembro, na Praça de São Pedro, no Vaticano.

O movimento de Schoenstatt está na origem da ‘Missão País’, projeto católico de universitários, e o Papa Leão XIV perguntou se pertenciam ao movimento.

‘A Paz seja convosco’, é o lema da Missão País 2026, que tem fundamento no Evangelho onde São João relata a aparição de Jesus aos discípulos (João 20, 19-29), e São Tomé não estava presente.

Grená, a “cor da carne”, é a cor da nova edição deste projeto universitário português, a Missão País explica que “Tomé mostra a fragilidade humana ao não ter medo de dizer as suas dúvidas, ao pedir sinais – é o gémeo da humanidade, é carne como nós!”

Já a imagem da ‘Missão País 2026’ é o ‘homem’, que representa cada um, “vai ao encontro de Jesus tal como é, verdadeiro, sem máscaras”.

“Ao pormo-nos diante de Jesus, e ao deixarmo-nos iluminar tomamos consciência da nossa condição humana, permitindo que Deus se manifeste em nós”, acrescentam na informação publicada online.

A Missa de envio vai realizar-se no dia 6 de janeiro de 2026, às 20h00; as inscrições (submissão de candidatura) para a ‘Missão País 2026’ realizaram-se no dia 9 de dezembro, passo dois dias, a 11, foram anunciadas as colocações.

Este ano, na ‘Missão País 2026, existem 75 Missões em 60 faculdades, de várias regiões de Portugal continental e arquipélagos: Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Aveiro, Braga, Leiria, Santarém, Algarve, Madeira, Covilhã, Setúbal e Açores.

edição de 2025 do projeto católico de universitários ‘Missão País’, com o lema “Não se perturbe o vosso coração”, levou cerca de quatro mil e 200 participantes, de 60 faculdades, a 73 localidades do país.

A Missão País é um projeto católico de universitários que tem como objetivo levar Jesus às Universidades e evangelizar Portugal através do testemunho da fé, do serviço e da caridade; cada missão, normalmente, realiza um caminho de três anos, que visa estreitar os laços entre os missionários e a comunidade local que os acolhe.

CB

Partilhar:
Scroll to Top