Cinco sacerdotes libertados no Sri Lanka

Padres católicos e 177 religiosos hindus estavam nos campos de refugiados de Vavuniya e Cheddikulam

O governo do Sri Lanka libertou 5 sacerdotes católicos e 177 religiosos hindus, com as respectivas famílias, que se encontravam nos campos de refugiados de Vavuniya e Cheddikulam, noticiou a Rádio Vaticano.

A libertação ocorreu na manhã de Quarta-feira, 26 de Agosto, e foi possível graças à intervenção do Arcebispo de Colombo, D. Malcolm Ranjith, que se dirigiu directamente ao presidente Mahinda Rajapaksa.

O responsável pela Cáritas do Sri Lanka, K. Thievendirajah, presente no momento da libertação, falou à agência ÁsiaNews sobre o clima de euforia dos refugiados libertados: “Os sacerdotes estão muito felizes porque agora podem novamente falar, trabalhar, encontrar e servir o povo”.

Os religiosos hindus e suas famílias, 573 pessoas no total, estão agora a ser transferidos para várias localidades entre Trincomalee, Jaffna e Batticaloa e será a Igreja Católica a ocupar-se da sua reinserção na comunidade. Os cinco sacerdotes, por seu lado, regressarão às suas dioceses de proveniência: Mannar e Jaffna

Os campos de refugiados foram montados depois do fim do conflito entre exército e os Tigres Tâmil no último mês de Maio. Os campos receberam cerca de 280 mil pessoas e somente os militares têm livre acesso à área.

A ONU, a Igreja Católica e as organizações humanitárias locais denunciam as dramáticas condições de vida nas quais os refugiados são obrigados a viver.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top