Claretianos: Faleceu o Padre Amândio Esteves Antunes

Lisboa, 30 dez 2025 (Ecclesia) – O padre Amândio da Cunha Esteves Antunes, missionário claretiano que foi pároco de Agualva (Lisboa) de 1982 a 2013, faleceu no dia 27 de dezembro, aos 89 anos.

Nascido a 30 de março de 1936, na aldeia de Pena Lobo, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda, esteve 12 anos no Seminário Claretiano, em Agualva-Cacém, onde fez a sua formação com vista ao sacerdócio, tendo sido ordenado presbítero no dia 5 de agosto de 1962, na Sé do Porto.

Chegou à Comunidade Claretiana do Cacém em 1980 e, em 1982, foi nomeado pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Consolação de Agualva.

“Logo iniciou a árdua tarefa que nasceu do seu sonho e do sonho de toda a comunidade de Agualva: a aquisição de terreno e a construção de uma nova igreja, uma vez que a Capela de Nossa Senhora da Consolação se estava a tornar insuficiente para acolher todos os que participavam nas Eucaristias, obrigando muitos a permanecer no exterior, no adro da capela. Foi desta forma que se avançou para a aquisição de um terreno, inicialmente num local que mais tarde se tornou inviável para a construção da igreja, surgindo então a possibilidade do atual espaço onde se construiu a Igreja de Santa Maria. Ao Pe. Amândio Antunes se deve a bonita e imponente construção da igreja e dos seus espaços adjacentes. Foi nela que empenhou grande parte da sua vida e foi também nela que acabou por desgastar a sua saúde”, recorda uma nota da Paróquia de Agualva, publicada na sua página no Facebook.

Já com a saúde bastante debilitada, manteve-se como pároco até setembro de 2013, data em que passou a residir no Seminário Claretiano.

Com o agravar da sua fragilidade, foi transferido para um espaço de acolhimento e cuidados permanentes, no Seminário Claretiano dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, onde veio a falecer.

As cerimónias fúnebres do Padre Amândio Antunes tiveram lugar nesta segunda-feira, dia 29 de dezembro, no Santuário Coração de Maria nos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, com o velório a partir das 10h00 e o funeral às 15h00.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top