Cardeal Bertone deixa chamadas de atenção para a liturgia

O Secretário de Estado do Vaticano deixou votos de que a 60ª semana litúrgica italiana, iniciada esta Segunda-feira, em Barletta, no Sul da Itália, contribua para favorecer a retoma e a renovação “na celebração da misericórdia e na experiencia significativa do perdão divino”.

A iniciativa é este ano dedicada ao tema “Celebrar a Misericórdia. Deixai-vos reconciliar com Deus”.

Numa mensagem enviada em nome do Papa a D. Felice Molfetta, presidente do centro de acção litúrgica que promove esta semana, o Cardeal Bertone assinala que Bento XVI manifesta apreço pelo empenho desenvolvido durante estes decénios, no sentido de propor o mistério da fé, que se dá ao homem na Igreja enquanto celebrado, e convida o centro de acção litúrgica a prosseguir neste caminho, com a mesma fidelidade e o mesmo espírito, ajudando a infundir nos operários da vinha do Senhor nova coragem e nova perseverança.

“O objectivo do vosso encontro – sublinha – consiste em colher o processo penitencial da vida cristã no qual o Sacramento se insere como momento forte, sempre em contexto eclesial. E será interessante verificar se, para além da mudança ritual, se formou uma adequada mentalidade teológica, espiritual e pastora”l.

Para o Secretário de Estado do Vaticano, “é necessário favorecer nos fiéis a experiência do acompanhamento espiritual. Precisamente por isso, hoje precisamos de directores espirituais sapientes e santos”.

(Com Rádio Vaticano)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top