D. Pedro Fernandes indica que «peregrinação e esperança» são «duas palavras fundamentais» que os podem guiar em 2026
Portalegre, 26 dez 2025 (Ecclesia) – O bispo de Portalegre-Castelo Branco lembra que o “mundo tem imensos desafios” e é “com os olhos fixos em Jesus Cristo” que os vão abordar “na atitude de quem vence”, na sua primeira mensagem de Natal à diocese.
“O mundo em que vivemos tem imensos desafios, sabemos que são muitos os problemas e dificuldades de justiça social, de desigualdade, de oportunidades para todos, de crescimento económico, mas também, e sobretudo, humano e espiritual”, explica D. Pedro Fernandes, na sua mensagem de Natal 2025, publicada na página da diocese na internet.
“É com os olhos fixos em Jesus Cristo, ao celebrarmos este Natal, ao iniciarmos um novo ano, que abordamos todos estes desafios na atitude de quem vence”, acrescenta.
O bispo de Portalegre-Castelo Branco salienta que “os desafios são grandes” e é importante estarem “juntos, unidos, na grande diversidade que compõe a diocese”, e que há ao mesmo tempo “um caminho de unidade e de comunhão”.
“Quem vence com a vida nova que Jesus nos dá, com este abraço de Deus cheio de esperança, cheio de confiança na nossa humanidade. Deus confia em nós. Nós precisamos de confiar n’Ele e confiarmos uns nos outros”, destaca.
“Alegra-me estar convosco e alegra-me esta certeza de que é Jesus Cristo que nos congrega, nos dá sentido ao caminho.”
D. Pedro Fernandes assinala que “ainda com sabor de Jubileu”, o Ano Santo 2025 que encerra nas dioceses por todo o mundo este domingo, dia 28 de dezembro, guarda “duas palavras fundamentais” que podem guiar a diocese ao longo de 2026: “Peregrinação e Esperança”.
“Peregrinação porque temos um caminho e temos uma meta – e sabemos que Deus não nos abandona, por muito difíceis que sejam os desafios que encontrarmos no caminho – e esperança precisamente por isso mesmo, porque o caminho tem sentido, porque sabemos para onde vamos e porque não vamos sozinhos”, indicou.
“Queridos irmãos e irmãs da nossa Diocese de Portalegre-Castelo Branco, esta é a primeira vez que celebro convosco o Natal, e é com muita alegria e muita esperança que vivo esta experiência. É também nessas atitudes, de alegria e esperança, que vos convido a vive-la, neste ano, neste novo ano de 2026 que agora se inicia” – D. Pedro Fernandes
D. Pedro Fernandes, de 56 anos de idade, missionário da Congregação do Espírito Santo (Espiritanos), foi ordenado bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco no dia 16 de novembro, sucedendo a D. Antonino Dias que renunciou por motivos de idade.
“Desejo-vos a todos um santo e feliz Natal e um ano de 2026 cheio de bênçãos, muito fecundo e muito missionário”, conclui o bispo de Portalegre-Castelo Branco.
O Papa Francisco, na convocatória do Jubileu da Esperança, anunciou que o ano jubilar vai encerrar nas dioceses no dia 28 deste mês, este domingo, Festa da Sagrada Família, no calendário da Igreja Católica.
Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, o bispo D. Pedro Fernandes, vai abençoar “seis famílias, uma oriunda de cada arciprestado”, representado assim “as famílias de toda a diocese, a que se juntará uma família de emigrantes”, pelas 15h30, na Sé de Portalegre. |
CB

