Bispos norte-americanos pedem fim do bloqueio a Cuba

Os bispos católicos dos Estados Unidos pediram a suspensão do bloqueio comercial a Cuba e uma aproximação entre os dois países.

Uma delegação do Episcopado americano está, esta semana, em visita a Cuba. Durante a sua estada, o Cardeal Sean O’Malley, Arcebispo de Boston, assinalou a “relação histórica” entre os dois países. Já o bispo de Orlando, na Flórida, D. Thomas Wenski, afirmou que os católicos “querem encorajar o governo de Barack Obama a suspender o bloqueio comercial e financeiro”.

“As duas Igrejas querem mudanças”, assegurou o bispo de Orlando, pedindo “gestos que alimentem a confiança das duas partes”.

O Cardeal O’Malley reconheceu uma melhoria das relações entre os dois países desde 1998, ano em que o Papa João Paulo II visitou Cuba. “Percebemos agora que a Igreja tem mais espaço. Queremos que isso se amplie”, apontou.

Os bispos deram conta que o principal objectivo da sua visita foi pastoral. A delegação quis promover a colaboração entre as duas Igrejas e analisar a evolução da reconstrução das igrejas que foram danificadas por três furacões em 2008.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top