Bento XVI nomeia Núncio Apostólico para a Venezuela

D. Pietro Parolin foi o escolhido

Bento XVI nomeou um novo Núncio Apostólico para a Venezuela. D. Pietro Parolin (na foto) era, até ao momento, subsecretário da Secção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado do Vaticano.

O novo Núncio, que será titular de Acquapendente com dignidade de Arcebispo, é natural de Vicenza, e foi ordenado em 1980. É graduado em Direito Canónico.

D. Pietro Parolin iniciou o serviço diplomático na Santa Sé em 1986. Foi representante Pontifício na Nigéria e no México, antes de trabalhar na Secretaria de Estado, posto para o qual foi nomeado em Novembro de 2002.

O novo Núncio Apostólico é italiano e fala ainda francês, inglês e espanhol, sefgundo informação da Sala de Imprensa do Vaticano.

Para substituir D. Pietro Parolin, Bento XVI nomeou D. Ettore Balestrero, conselheiro da Nunciatura da secção para as relações com os Estados.

D. Ettore Balestrero é natural de Genova, tendo sido ordenado em Setembro de 1993. É licenciado em Teologia e doutorado em Direito Canónico.

Depois de ter exercido o ministério pastoral em Roma, foi aluno da Academia Pontifício Eclesiástica.

O novo subsecretário da Secção de Relações com os Estados da Secretaria de Estado iniciou as suas funções no serviço diplomático na Santa Sé em 1996, tendo trabalgo nas Nunciaturas Apostólicas da Coreia e Mongólia, entre 1996-1998, e nos Países Baixos, entre 1998-2001.

Em 2001 é nomeado para a Secção Relações com os Estados da Secretaria de Estado que agora vai secretariar.

Segundo a Sala de imprensa do Vaticano, D. Ettore Balestrero fala italiano, sua língua materna, francês, espanhol, alemão e holandês.

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top