Indonésia distinguiu Cáritas Portuguesa

Reconhecimento estende-se também aos doadores e benfeitores que aderiram à campanha “Cáritas ajuda as vítimas do Sudeste Asiático 2004”

A Cáritas Portuguesa foi agraciada com um "Certificado de Agradecimento", emitido pelo Presidente da Indonésia, Susilo Yudhoyono, relativamente ao apoio prestado às vítimas do tsunami que devastou o Sudeste Asiático, no final de 2004.

Dos 250 mil mortos provocados por aquele fenómeno atmosférico, cerca de 150 mil ocorreram na Indonésia, pais que registou igualmente meio milhão de desalojados.

Um dos programas em que a Cáritas Portuguesa se envolveu consistiu no apoio à criação de pequenas empresas familiares, através de uma iniciativa implementada pela ICMC (International Catholic Migration Commission). Os beneficiários receberam formação, apoio financeiro e acompanhamento técnico para começarem o seu negócio. O plano, executado entre Janeiro de 2005 e Fevereiro de 2007, decorreu em diversas locais da província de Aceh, tendo suportado 80 projectos.

Hasbalah, uma das vítimas que aderiu a este programa, conseguiu reaver o seu negócio de torrefacção de café e, com as poupanças que conseguiu fazer durante ano e meio, abriu uma pequena loja, que é gerida pela sua mulher.

O apoio à construção de habitações foi igualmente assumido pela Cáritas Portuguesa. Em parceria com as organizações congéneres da Suíça e dos Estados Unidos, levantaram-se 110 casas, dotadas de saneamento e acesso a água potável. As novas residências foram executadas com materiais de qualidade, estando preparadas para resistir a futuros terramotos.

Cerca de 90% das habitações estão actualmente ocupadas pelos destinatários pré-seleccionados, como é o caso de Amran Johan, que vivia em Padang Seurahet. Metade da sua aldeia foi engolida pelo mar e a comunidade dividiu-se. Agora, Amran e os seus parentes residem no lote 63, em Belang Beuradang, onde são vizinhos de cerca de 60 famílias da sua antiga aldeia.

Os dois projectos exigiram um investimento de cerca de 1 milhão e 500 mil euros, provenientes dos donativos da Campanha "Cáritas ajuda as vítimas do Sudeste Asiático 2004".

A Cáritas Portuguesa reconhece que o agradecimento da República da Indonésia abrange igualmente os doadores e benfeitores que aderiram à iniciativa.

Com Cáritas Portuguesa

Foto: Construção em Belang Beuradang

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top