Cicloperegrinação Polónia-Fátima

4386 km pela família, pela Europa e pelo futuro Sessenta e oito peregrinos-ciclistas da Polónia alcançaram esta manhã, 23 de Julho, o Santuário de Fátima. À chegada, por detrás da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, foram recebidos pelo reitor do santuário, Padre Virgílio Antunes, e também pelo bispo D. Kazimierz Górny, da diocese polaca de Rzeszów, local de onde saiu a cicloperegrinação.

A organização desta iniciativa de âmbito nacional esteve a cargo do "Clube Católico Desportivo ‘ALPIN' de João Paulo II". O seu propósito foi o de prestar homenagem a Nossa Senhora de Fátima e agradecer-lhe todas as graças concedidas à Polónia e aos polacos.

Depois de percorridos 4386 quilómetros, desde o dia 20 de Junho, o grupo de ciclistas, que inclui cinco senhoras e cinco sacerdotes, alcançou a meta final: o Santuário de Fátima.

À chegada, além do bispo polaco, que se deslocou propositadamente da Polónia para acolher e acompanhar o grupo em Fátima, e da presença do reitor do santuário português, juntaram-se à comitiva de boas vindas os familiares dos ciclistas e outros peregrinos, que saudaram com uma salva de palma os peregrinos atletas.

A devoção a Nossa Senhora, o amor ao Papa João Paulo II e ao desporto unem todas estas pessoas e, por isso, têm sido várias as peregrinações realizadas a locais de peregrinação. Cinco tiveram Roma como destino e uma o Santuário de Lourdes. A peregrinação deste ano teve Fátima como meta final e incluiu paragens em outras cidades-santuário, nomeadamente, Mariazell (Áustria), La Salette (França) e S. Tiago de Compostela (Espanha).

Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, D. Kazimierz Górny transmitiu a sua alegria por poder acolher o grupo naquela que é também a sua primeira peregrinação a este santuário. O prelado sublinha também que os cinco sacerdotes-ciclistas que orientaram espiritualmente os cicloperegrinos procuraram sensibilizar para a visão cristã implícita no lema escolhido para a peregrinação: "Família, Europa, Futuro", baseado na mensagem-lema da diocese de Rzeszów: "Defender a vida e a família".

Um a um, todos receberam a saudação de boas vindas de D. Kazimierz Górny e do Padre Virgílio Antunes, desde o jovem ciclista de 13 anos até ao mais velho, com 67 anos de idade.

No final, após os cumprimentos e a fotografia de grupo, os peregrinos agradeceram aos dois agentes da GNR que os acompanharam durante todo o percurso em Portugal.

O grupo permanece em Fátima até ao próximo sábado e tem marcadas várias celebrações religiosas no santuário. A primeira decorreu logo após o primeiro momento de acolhimento e tratou-se da saudação a Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições.

LeopolDina Simões, Sala de Imprensa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top