Encontro das Comunidades de Base na Amazónia

Caravanas de todo o país chegaram a Porto Velho, capital do Estado amazónico da Rondônia, no Brasil, para o 12.º Encontro Intereclesial das Comunidades de Base (CEB's), que começou esta Terça-feira, 21, e se estende até o próximo Sábado, dia 25. Participam no evento 3 mil pessoas, representando as cerca de 100 mil Comunidades de Base espalhadas pelo Brasil.

A maior parte dos trabalhos acontece em 12 escolas de Porto Velho. Realizado pela primeira vez na Amazónia, o Intereclesial traz para a reflexão o tema geral "CEB's, Ecologia e Missão", ancorado no lema "Do ventre da terra, o grito que vem da Amazónia".

Nascidas após o II Concílio do Vaticano, as CEB's procuraram valorizar o aspecto comunitário da Igreja, o que se expressa "na busca de comunidades eclesiais menores, de rosto humano, mais afectivas e acolhedoras, com mais participação" (Directrizes, 139), visando "estar a serviço da promoção integral da pessoa humana, conforme o plano de Deus" (Directrizes, 121).

O presidente da Conferência Episcopal do Brasil, D. Geraldo Lyrio Rocha, e o secretário-geral, D. Dimas Lara Barbosa, chegam a Porto Velho na Sexta-feira, 24. O vice-presidente, D. Luiz Soares Vieira, já está na cidade. Outros 52 bispos e arcebispos participarão no Intereclesial, entre os quais um da África do Sul.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top