Oliveira do Bairro: 1º aniversário dos Cenáculos de Oração Missionária

 

 

 

A Paróquia de Oliveira do Bairro comemorou, no dia 14 de Julho, o 1º aniversário dos Cenáculos de Oração Missionária com uma celebração, nas instalações da Igreja Matriz. Frutos da Semana Missionária de 2008, os Cenáculos Missionários iniciaram a caminhada com um grupo, no centro de Oliveira do Bairro e outro, no lugar de Montelongo d'Areia.

O Pároco, P. António Cruz, apoiou-os desde o início: vê neles uma forma de os fiéis leigos se exprimirem como protagonistas e corresponsáveis, no momento de dar movimento à dimensão missionária sem fronteiras da comunidade cristã.

Na Eucaristia, participada por cerca de centena e meia de pessoas, concelebraram os Padres Belinquete e Fernando, e os missionários combonianos Padres Abílio Simães e Claudino Gomes. O Pároco estava em peregrinação, no estrangeiro.

 No adro da Matriz, as pessoas eram agradavelmente acolhidas por membros dos Cenáculos, que a cada uma faziam entrega de uma pagela alusiva à caminhada dos mesmos, neste 1º ano. As boas vindas estiveram a cargo da Enf. Alice Lopes, da direcção do Cenáculo de Oliveira do Bairro. O grupo de jovens «Crer» animou os cânticos. As leituras sublinhavam a alegria do apóstolo pela participação dos cristãos no trabalho do Evangelho. E a máxima: evangelizar-se para evangelizar.

Destaque para um símbolo dos Cenáculos Missionários apresentado no momento litúrgico próprio: um caminho, com uns tamancos e uma barreira, terminando numa vela acesa. Quis-se mostrar o caminho que os Cenáculos se propõem fazer para viverem e se tornarem em portadores do Evangelho às pessoas que abandonaram a Igreja ou não conhecem Jesus Cristo. Os obstáculos são outras tantas oportunidades para dar a mão a cada uma delas até ser iluminada, no encontro com Jesus. Para isso existem estes pequenos grupos missionários de proximidade.

No final, a Dra. Liliane Mendonça, Cientista e Investigadora no Hospital de S. João-Porto, contou como fundou e anima, na sua paróquia de Guifões – Matosinhos, dois Cenáculos de Oração Missionária, um dos quais de catequistas. O padre Abílio, recém-chegado da R.D. do Congo e a irmã Fátima, missionária comboniana na Etiópia, Uganda e Polónia narraram algumas das suas vivências apostólicas, naqueles países.

Após a Missa, todos partilharam o lanche, em convívio informal e descontraído. E formularam-se votos de que, a partir daqui, possam multiplicar-se os Cenáculos Missionários nas ruas e nos lugares da nossa paróquia e na diocese.

A organização e animação do evento estiveram a cargo dos dois Cenáculos locais, cujos membros se desdobraram em iniciativas e generosidade.

Alice Lopes e Maria Aurora Carvalho

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top