Bispo de Beja lembra escassez de clero

D. António Vitalino considera que há «um longo caminho a percorrer na pastoral das vocações sacerdotais»

O Bispo de Beja manifestou a sua preocupação com a "falta de padres" na Diocese, que obriga alguns a "percorrer várias terras", admitindo que "a idade e o cansaço" se vão fazendo notar.

Na sua nota semanal para a Rádio Pax, D. António Vitalino antecipa a celebração do Ano Sacerdotal, que vai ter início na próxima Sexta-feira, considerando que o mesmo "é uma oportunidade para a Igreja Católica e  muito especialmente para a nossa diocese, no sentido de repensar a sua missão e prioridades, tendo em conta a nossa realidade e a nossa cultura".

Este responsável admite que "temos um longo caminho a percorrer na pastoral das vocações sacerdotais e para a vida consagrada, assim como na definição das prioridades pastorais da vida e da missão do clero, sendo uma das consequências a reorganização da diocese e uma maior participação dos leigos na vida da Igreja, que obrigará a uma forte implementação da formação cristã do nosso laicado".

D. António Vitalino convocou todos os membros do clero para se deslocarem a Beja no próximo dia 19, "para começarmos essa reflexão com um momento forte de oração festiva presidida pelo Bispo", na Catedral local, com oração de Vésperas e celebração da Eucaristia, às 18,00 horas, seguida de um encontro no Seminário.

"Oxalá a celebração do ano sacerdotal não nos feche nas sacristias, mas nos abra a todos à missão. Então seremos suficientes para que a ninguém falte o auxílio de Deus prodigalizado por Cristo através da sua vida, da sua Boa Nova e dos sacramentos, para que sejamos no mundo sal, luz, fermento de comunhão e de esperança", acrescentou.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top