Dia Mundial das Comunicações Sociais

Assinala-se este Domingo, a partir do tópico “Novas tecnologias, novas relações”. Esta temática inspirou Lopes Morgado na redacção de textos de enquadramento para a Eucaristia onde se recorda que em “JESUS se fez Deus Audiovisual”

Internet 2.0, Redes Sociais ou Blogues são algumas das palavras mais repetidas por estes dias, entre responsáveis da Igreja Católica, no contexto da celebração, neste Domingo, do 43.º Dia Mundial das Comunicações Socais, este ano dedicado ao tema «Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade».
Para D. Manuel Clemente, a Mensagem do Papa revela um "cunho pessoal do Papa". O Bispo do Porto e Presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais aponta "a inteligência aliada à experiência pessoal de Bento XVI" evidenciada na disponibilidade que mostra "em evoluir com o que o rodeia".
Para o director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja (SNCS), Cón. António Rego, a mensagem de Bento XVI para este ano "mergulha na grande novidade que está a acontecer nos media em geral".Para além da evolução tecnológica, este responsável defende, em entrevista ao Programa Ecclesia, que o Papa procura destacar a "mudança humana" gerada por esta mudança, com "novas formas de relacionamento".Estes meios apresentam, assim, uma "grande potencialidade", com uma abordagem "cheia de frescura" e capaz de chegar a todos, crentes ou não.

Proposta de celebração
Lopes Morgado, Frade Franciscano Capuchinho que actualmente é chefe de redacção da Revista Bíblica (tendo um longo trabalho na área dos meios de comunicação social), escreveu textos para a celebração da Eucaristia do próximo Domingo, quando se assina o Dia Mundial das Comunicações Sociais.Liturgicamente, celebra-se nesse Domingo, a 24 de Maio, a Solenidade da Ascensão do Senhor. É a partir dessas duas indicações do Calendário Litúrgico que escreve textos para a introdução (admonição) à Eucaristia, às Leituras que se proclamam nesse Domingo, à oração do “credo”, onde se faz referência à realidade da comunicação na Igreja Católica, e à saudação da paz.
Lopes Morgado escreve também uma proposta de homilia, onde comenta as leituras da Liturgia da Palavra, e reflecte sobre a Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, sublinhando o potencial comunicativo das novas tecnologias, sobretudo para os mais jovens; desafia à evangelização do “continente digital”; e sugere a promoção de cultura de respeito, diálogo e amizade “no mundo emergente da comunicação digital”, como refere o Bento XVI.
A proposta de celebração da Eucaristia centrada na Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais termina com o poema “Deus Audiovisual”: 

 

DEUS AUDIOVISUAL
Louvado sejas, meu Senhor,
pelo Irmão SOM, eco da tua voz,
pois do teu Coração nos diz o ritmo.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela MÚSICA, nossa Irmã,
pois da tua Festa nos traz a mensagem.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela IMAGEM, nossa Irmã gémea,
pois da tua Beleza nos reflecte o rosto.

Louvado sejas, meu Senhor,
pelo SILÊNCIO, berço do teu Verbo,
pois da tua Presença tem o enlevo.

Louvado sejas, meu Senhor,
pela PALAVRA, nossa Mãe, Irmã e Filha,
pois do teu Mistério nos dá notícia.

Louvai e bendizei o meu Senhor,
inaudível, invisível, inefável,
pois em JESUS se fez Deus Audiovisual.
(Lopes Morgado, in Ao Encontro do Sol)

Novos portais
Acessibilidades imediatas às redes sociais, a partilha de conteúdos no Twitter e a ligação a blogues de opinião são algumas das possibilidades dos novos rostos do portal de informação da Agência ECCLESIA e do sítio na internet da Conferência Episcopal Portuguesa, assinalando o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Mais do que um novo desenho, são novas as ferramentas para publicação e consulta de notícias e conteúdos relacionados com a presença da Igreja Católica em Portugal e no mundo.
No de informação – www.agencia.ecclesia.pt  – criam-se espaços para acessos directos a um vasto conjunto de acontecimentos noticiados. Por outro lado, as principais notícias e os dossiers que a agência de notícias da Igreja Católica em Portugal propõe, para além de serem apresentados de forma mais agradável, permanecem mais tempo ao alcance de poucos "cliques" do utilizador.
Já o site da Conferência Episcopal Portuguesa – www.ecclesia.pt  – trata com mais cuidado a apresentação, o desenho gráfico, com a possibilidade de ser configurado de acordo com o gosto de cada utilizador. Depois, este portal possibilita a navegação pelos grandes sectores da pastoral da Igreja Católica (Dioceses, Movimentos, Vida Religiosa, entre outros).
Para o director do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais (SNCS), Cón. António Rego, é fundamental perceber que "Portugal já não lê a Igreja sem passar pela Agência ECCLESIA"."A Igreja aí tem um lugar privilegiado", defende, sublinhando a importância da "partilha de conteúdos" entre todos os que se encontram na rede.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado no próximo Domingo, 24 de Maio, em cada comunidade. O ofertório das celebrações do fim-de-semana reverte em favor do trabalho do trabalho da Igreja nas Comunicações Sociais, seja em cada uma das Dioceses, como nas actividades de âmbito nacional coordenadas pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais.

Mensagem do Papa para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais
"Novas Tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade"

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top