Iniciativa integrada na Campanha Nacional ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’.
Viseu, 23 dez 2024 (Ecclesia) – No âmbito da Campanha Nacional ‘10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’, à qual a Cáritas da Diocese de Viseu se associa anualmente, foram acesas mil velas na escadaria da Igreja dos Terceiros, em Viseu, no dia 20 deste mês, que deram forma à palavra ‘cuidar’.
Esta campanha, que ganha expressão através da venda das “velas da paz”, pretende sensibilizar para os valores da paz e da solidariedade, como vivência cristã do Natal e contribuir financeiramente para causas internacionais e locais, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
“Este gesto público pretendeu promover os valores da paz, da caridade e do amor ao próximo, passando à comunidade uma mensagem de paz, de alegria e de acolhimento”, referiu o diácono Felisberto Figueiredo, presidente da Cáritas Diocesana, agradecendo a colaboração da Freguesia de Viseu que se juntou à iniciativa.
O Bispo da Diocese de Viseu, que também se associou a este ato, celebrou a Eucaristia, que antecedeu o acender das velas, tendo benzido o novo altar da Igreja dos Terceiros.
Já na escadaria, D. António Luciano referiu-se ao gesto de acender as velas como sendo “simples, mas significativo”, agradecendo “a todos os que se querem empenhar na construção da paz”, tanto pela sua presença naquele dia, como pela aquisição das velas que serão acesas em cada casa na noite de Natal.
“Estas velas são um sinal da luz que queremos que brilhe verdadeiramente neste Natal, no nosso coração, nas nossas vidas, nas nossas famílias, na Igreja e no nosso mundo, particularmente nos países mergulhados na guerra, na violência e na fome”, apelou o Bispo, desejando um ano de muita paz e esperança para todos.
LFS