Lisboa, 13 dez 2024 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa nomeou o padre David Palatino como presidente do Instituto Diocesano da Formação Cristã (IDFC), organização do Patriarcado, para um mandato de três anos, de 2024 a 2027.
O Patriarcado de Lisboa informa que o novo presidente do seu Instituto Diocesano da Formação Cristã, ordenado sacerdote em 2012, é vigário paroquial (coadjutor) da Paróquia de Fátima, na cidade lisboeta, desde 2022.
O padre David Emanuel Francisco Palatino, de 40 anos de idade, é também professor assistente convidado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), tem o 2.º grau canónico em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e mestrado integrado em Teologia, pela Faculdade de Teologia da UCP.
O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, nomeou o padre David Palatino como presidente do IDFC esta segunda-feira, dia 9 de dezembro, por um mandato de tês anos, até 2027, vai substituir nessas funções o cónego António Janela, de 83 anos de idade, presidente do IDFC desde a sua fundação, em 2009.
O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa é uma instituição católica ao serviço da formação para a missão apostólica, desenvolvendo a sua atividade na dimensão da Formação, dos Estudos e da Avaliação Pastoral e do diálogo com a cultura numa perspetiva de leitura crente da realidade.
Entre 2012 e 2015, o padre David Palatino foi também pároco de Aldeia Gavinha, Aldeia Galega da Merceana e Palhacana, e vigário paroquial (coadjutor) de Olhalvo, Ventosa e Vila Verde dos Francos, na Vigararia de Alenquer.
CB/OC