Vaticano: Igreja e organizações latino-americanas unem-se em apoio a defensores dos direitos humanos

Plataforma apresenta líderes que cuidam da «casa comum»

Cidade do Vaticano, 09 dez 2024 (Ecclesia) – O Vaticano acolheu hoje a apresentação da campanha ‘A vida está por um fio’, para dar visibilidade aos defensores dos direitos humanos e ambientais na América Latina e Caraíbas.

“Uma articulação de organizações sociais, religiosas e cívicas lideradas pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), do qual fazem parte a Plataforma pela Paz, Democracia e Direitos Humanos e a Comunidade Latino-Americana de Proteção, uniram forças para dar origem à campanha ‘A vida está por um fio’, uma iniciativa que visa articular ações que promovam a solidariedade, a proteção e o reconhecimento do trabalho dos defensores dos direitos humanos, líderes sociais e atores cívicos na América Latina e nas Caraíbas”, refere uma nota de imprensa, enviada à Agência ECCLESIA.

O projeto conta com o apoio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) e da Comissão Pontifícia para a América Latina.

O comunicado dos promotores recorda o assassinato, na noite de 14 de setembro de 2024, do ambientalista Juan Antonio López, um conhecido defensor do rio Guapinol e do parque nacional Botaderos “Carlos Escaleras Mejías”, nas Honduras.

“Juan foi atacado por pistoleiros desconhecidos que o mataram depois de ter saído da paróquia de San Isidro Labrador, situada no município de Tocoa, onde López era vereador. Era membro da Rede Eclesial Mesoamericana (REMAM) da Diocese de Trujillo”, assinala a nota.

A sua morte pôs em evidência a vulnerabilidade enfrentada pelos defensores e líderes dos direitos humanos que protegem a ‘casa comum’, não só nas Honduras, mas em toda a América Latina. Muitos deles foram inspirados pelos ensinamentos do Papa Francisco em ‘Laudato si’, ‘Laudate Deum’ e ‘Fratelli tutti’”.

Esta terça-feira, um evento online vai reunir representantes de diferentes sectores sociais e religiosos da América Latina, que se unem à cerimónia de homenagem no município de Tocoa (Honduras), em memória de Juan Antonio López.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR