Igreja/Portugal: Família Dominicana realiza jornadas nacionais, em Fátima

Lisboa, 08 nov 2024 (Ecclesia) – A Família Dominicana em Portugal vai realizar as suas jornadas nacionais, “conferências sobre São Tomás de Aquino no centenário da sua canonização”, de hoje a domingo, nas Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, em Fátima.

A organização informa que, no dia 9 de novembro, as Jornadas da Família Dominicana 2024 são apresentadas por Ricardo Ferreira, presidente do CFD, na oração de laudes (09h00), divulgam os Dominicanos (Ordem dos Pregadores).

Depois, a ‘Vida e obra de S. Tomás’ é apresentada por frei Pedro Mangana, a partir das 10h00, seguindo-se um tempo de diálogo sobre o tema.

Às 12h00, o frei José Nunes, preside à Eucaristia, e, da parte da tarde (15h30), apresenta ‘sinodalidades’, existindo também um momento de diálogo com os participantes, a partilha de informações dos diversos ramos da Família Dominicana em Portugal, e a apresentação do livro ‘Fontes DominiCanas’.

No terceiro e último dia das jornadas centradas em conferências sobre São Tomás de Aquino no centenário da sua canonização, depois das laudes (09h00), é apresentado ‘o sentido e o significado da(s) bênção(s) na visão e na época de S. Tomás de Aquino e nos nossos dias: Fiducia Supplicans’, por José Carlos Gomes da Costa, e frei José Manuel Fernandes preside à Missa (12h00).

Em 2023, o Papa Francisco escreveu uma carta em latim sobre a figura de São Tomás de Aquino pela comemoração dos 700 anos da sua canonização, publicada no dia 12 de julho.

No triénio tomista estão a ser recordados além dos 700 anos da canonização, neste ano de 2024, os 750 anos de morte São Tomás de Aquino, e, em 2025, será o oitavo centenário do seu nascimento.

A Família Dominicana é constituída pelas monjas, pelos frades, pelas irmãs de vida ativa, pelas Fraternidades Leigas de São Domingos, pelas Fraternidades Sacerdotais de São Domingos e pelo Movimento Juvenil Dominicano (MJD).

Neste sentido, a expressão ‘Família Dominicana’ pretende fazer referência aos diferentes ramos dessa “grande família espiritual em Portugal, unida por fortes laços fraternais”.

São Domingos de Gusmão, fundador dos Dominicanos, nasceu em Caleruega (Espanha) em 1170 e faleceu em Bolonha, Itália, em 1221; A 21 de janeiro de 1217, recebeu do Papa Honório III a Bula ‘Gratiarum Largitori Omnium’, onde pela primeira vez fala-se da ‘Ordem dos Pregadores’.

CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR