Lisboa, 06 nov 2024 (Ecclesia) – O irmão Pascal Ahodegnon foi eleito novo superior geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, no capítulo geral que está a decorrer em Czestochowa, Polónia.
Os 67 capitulares (7 irmãos da cúria geral e 60 irmãos das 18 províncias da ordem) elegeram para o próximo sexénio o irmão Pascal que nasceu a 10 de abril de 1971, em Savé, Benim, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Ingressou na ordem em 1994, fez os votos temporários a 15 de agosto de 1997 e os votos perpétuos a 25 de maio de 2003. Formou-se em medicina e cirurgia em Milão, Itália.
Foi eleito conselheiro geral em 2012, sendo reeleito em 2019, com especial responsabilidade pela região de África.
Com o lema “Hospitalidade num Mundo em mudança”, este capítulo é marcado pela integração dos colaboradores que pela primeira vez “participaram plenamente nas discussões, com igualdade de voz em relação aos Irmãos”, explicou o Irmão Donatus Forkan, Superior da Província da Europa Ocidental e o mais velho capitular no evento.
Na última semana do capítulo, que termina a 07 de novembro, o novo superior geral vai formar o seu conselho (composto por seis irmãos), antes da adoção final das orientações e recomendações que vão moldar o futuro da Ordem.
Este ano, a Polónia é o sexto país a acolher um Capítulo Geral da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, após Itália, Colômbia, Espanha, México e Portugal.
Com a realização do capítulo neste local, a ordem pretende expressar a sua solidariedade com a Província Polaca, que, juntamente com as suas comunidades na Ucrânia e em Israel, está profundamente envolvida em ações humanitárias para aqueles afetados nestas regiões, atualmente a enfrentar grandes dificuldades.
Os novos Conselheiros Gerais
1.º Conselheiro – Ir. Joaquim Erra Mas |
LFS
Ordem Hospitaleira: Capítulo Geral tem como tema «Hospitalidade num Mundo em Mudança»