Viana do Castelo: Estudantes convidados a ver diferenças como sinal de riqueza, na Bênção do Caloiro

Centenas de alunos, familiares, professores e diretores participaram na celebração, que se realizou na Sé

Viana do Castelo, 29 out 2024 (Ecclesia) – O diretor do Departamento da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo convidou os estudantes a ver as diferenças como sinal de riqueza, na celebração da Bênção do Caloiro, que decorreu na noite desta segunda-feira, na Catedral diocesana.

Centenas de pessoas, entre alunos, familiares, professores e diretores de diferentes escolas do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), participaram na iniciativa, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

O padre Renato Oliveira, diretor do Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo, pediu aos estudantes para serem “artesãos do futuro”, tal como pede o Papa Francisco, e lançou o desafio a todos os que fazem parte da comunidade académica a combaterem o individualismo, sentindo-se como membros de um único corpo.

“Que na diversidade de opiniões, de pensamentos, de proveniências, de culturas, de crenças religiosas, todos nos possamos enriquecer como corpo, olhando para o outro como aquele a quem tenho algo a dar e de quem tenho algo a receber”, afirmou o sacerdote, que terminou a reflexão a pedir aos presentes para colocarem a diversidade ao serviço da unidade.

Realizada pela primeira vez em Viana do Castelo, a celebração foi ainda oportunidade para apresentar o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, constituído por professores e estudantes.

Este setor tem como objetivos ser presença da Igreja Católica junto de todos aqueles que formam a comunidade académica; prestar assistência pastoral e espiritual a professores, estudantes, investigadores e outros colaboradores; proporcionar espaços de reflexão e de diálogo que permitam um verdadeiro encontro entre a fé e a cultura; promover ações de apoio social alicerçadas no espírito de solidariedade cristã.

LJ

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR