Novo projeto juvenil inicia-se em outubro e pretende formar pessoas especializadas no acompanhamento dos jovens
Lisboa, 12 set 2024 (Ecclesia) – O Patriarcado de Lisboa anunciou hoje que estão abertas as inscrições para a Escola de Acompanhadores, que pretende formar pessoas especializadas no acompanhamento de jovens.
Com o lema ‘A arte de caminhar com os jovens’, o novo percurso de formação inicia-se a 14 de outubro (presencial) e destina-se a pessoas com inserção pastoral na paróquia/movimento, com idades entre os 25 e 50 anos, sendo aberto a leigos, padres, diáconos, consagrados e consagradas.
O curso tem a duração de dois anos, divididos em quatro semestres e as aulas de 1h15 são semanais, todas as segundas-feiras às 21h15, em regime misto, uma semana presencial, na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, em Lisboa, e outra semana online.
O percurso formativo é composto por mais cinco fins de semana formativos ao longo dos dois anos: o primeiro realiza-se no início da escola e um no final de cada semestre.
Quanto ao conteúdo das aulas, em cada semestre é aprofundada uma dimensão: 1ºsemestre – As raízes do acompanhamento: Iniciação Bíblica e Teológica; 2ºsemestre – Olhar a pessoa: Desenvolvimento Humano, Psicologia e Mistério; 3º semestre – A vida da Fé: Busca e crescimento espiritual e 4º semestre – O ministério do acompanhamento.
O custo da ‘Escola de Acompanhadores’, que inclui as aulas, os fins de semana (estadia e alimentação) e o materiais, é de 600 euros, divididos em dois anos, isto é, 300 euros no 1ºano e 300 euros no 2º.
O formulário de inscrição está disponível no site do Patriarcado de Lisboa.
A ‘Escola de Acompanhadores’ é promovida pelo Serviço da Juventude, pela Pastoral Universitária, pelo Setor de Animação Vocacional e pelo IDFC – Instituto Diocesano da Formação Cristã.
Este é um projeto dedicado ao acompanhamento dos jovens através de um percurso formativo que permita uma educação integral onde se englobam as dimensões bíblico-teológica, humana, espiritual e prática do acompanhamento.
Os conteúdos multidisciplinares capacitam o aluno para acompanhar jovens no desenvolvimento do percurso de descoberta, maturação e aprofundamento da fé.
LJ/OC
Igreja/Juventude: Patriarcado de Lisboa cria «Escola de Acompanhadores», dedicada aos jovens