Timor-Leste: Papa visita Palácio Presidencial, após novo banho de multidão

Francisco e Ramos-Horta encontram-se em privado, no primeiro evento da viagem

Díli, 09 set 2024 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje com o presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, no primeiro compromisso da viagem ao país, iniciada esta tarde, após novo banho de multidão nas ruas de Díli.

Francisco deixou a Nunciatura Apostólica pelas 17h50 locais (09h50 em Lisboa), percorrendo as ruas da capital timorense em veículo fechado – ao contrário do que aconteceu após sair do aeroporto internacional, três horas antes, quando usou o papamóvel -, acompanhado por dezenas de milhares de fiéis, que saudaram a passagem com gritos de “viva”, empunhando bandeiras de Timor-Leste e do Vaticano.

Francisco foi recebido por Ramos-Horta à entrada do Palácio Presidencial, para a cerimónia de boas-vindas, com guarda de honra, a execução dos hinos e a homenagem às bandeiras.

No local estava um grupo de 29 crianças vestidas com trajes tradicionais, três das quais oferecem ao Papa flores e o tradicional lenço timorense, o tais, antes da apresentação das delegações.

Francisco e o presidente timorense encontraram-se em privado, enquanto os membros da Secretaria de Estado do Vaticano e as autoridades religiosas de Timor se reuniram com o primeiro-ministro, Xanana Gusmão.

O programa encerra-se com a assinatura do Livro de Honra e a fotografia oficial, com as comitivas a seguirem para o Salão China, onde para o encontro com autoridades políticas e representantes da sociedade civil, ocasião para o primeiro discurso do Papa.

““Agradeço ao Senhor por me ter trazido a Timor-Leste e encorajo o seu povo a viver a alegria da fé em harmonia e diálogo com a cultura. O melhor e mais belo de Timor-Leste é o seu povo. Abençoo-vos do fundo do meu coração”, escreveu o pontífice, no Livro de Honra do Palácio Presidencial.

Francisco oferece ao presidente de Timor-Leste a medalha o mosaico da medalha comemorativa da 45ª viagem internacional do pontificado, que inclui elementos de todos os países visitados: a estátua do Merlion de Singapura, a ave-do-paraíso da Papua-Nova Guiné, o Garuda da Indonésia e o rosto de um timorense com o Kaibauk, acessório tradicional.

35 anos depois da passagem de João Paulo II por Timor-Leste, em outubro de 1989, ainda durante a ocupação indonésia, Francisco vai estar 45 horas em Díli, para encontros com responsáveis políticos, crianças, jovens e membros da comunidade católica, até à manhã de quarta-feira.

Estima-se que mais de 500 mil pessoas acompanhem a visita do Papa na capital timorense.

A celebração central da viagem vai decorrer esta terça-feira, em Tasi Tolu, o mesmo local que acolheu o Papa polaco.

A Eucaristia presidida por Francisco, a partir das 16h30 (08h30 em Lisboa), conta com orações em português, tétum e outras seis línguas locais.

“Pelo nosso país: para que, vivendo com alegria a fé na nossa cultura, possamos construir uma sociedade baseada na justiça e na fraternidade”, pede uma das orações, divulgadas no Missal da visita apostólica.

Timor-Leste, com mais de 95% de católicos na sua população, é um dos únicos países asiáticos onde a Igreja Católica é maioritária, juntamente com as Filipinas; a Igreja timorense tem três dioceses: Díli, Baucau e Maliana.

Além da Missa, o programa de terça-feira inclui uma visita a crianças com deficiência, na Escola ‘Irmãs ALMA’ (Asosiasi Lembaga Misionari Awam, Associação das Sociedades Missionárias Leigas), às 08h45 locais, e um encontro com membros da comunidade católica, na Catedral da Imaculada Conceição, pelas 09h30.

A 11 de setembro, Francisco encontra-se com jovens timorenses no Centro de Convenções, a partir das 09h30, antes da cerimónia de despedida no aeroporto internacional de Díli, rumo a Singapura.

A viagem mais longa do pontificado, iniciada a 2 de setembro, inclui 44 horas e mais de 32 mil quilómetros de voo, entre Indonésia, Papua-Nova Guiné, Timor-Leste e Singapura, onde a 45ª visita apostólica do Papa se encerra, a 13 de setembro.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top