«A Seleção valoriza a nossa Comunidade», afirma cônsul-geral de Portugal em Hamburgo
Lisboa, 05 jul 2024 (Ecclesia) – O padre Vítor Cecílio que está numa missão portuguesa na Alemanha disse à Agência ECCLESIA que existe um ambiente de “euforia muito grande” à volta da seleção de futebol, “do Ronaldo e da bandeira nacional”.
Depois dos últimos jogos da seleção portuguesa no europeu de futebol que decorre na Alemanha, os emigrantes e adeptos portugueses ficaram um “bocadinho céticos e de pé atrás”, mas “nunca deixam de apoiar a seleção”, realça o sacerdote português.
“É evidente que os ânimos desceram um bocadinho em relação aos últimos jogos, mas o apoio nunca faltará”, acentuou o padre Vítor Cecílio que está numa missão católica a cerca de 150 km da cidade de Frankfurt.
A “alma portuguesa continua viva” para o jogo desta noite (20h00) contra a França e o apoio “é garantido”.
No estádio vão estar emigrantes portugueses na Alemanha e também adeptos que se deslocam àquele país.
“Em relação àqueles que vêm de Portugal, eles rapidamente e de uma forma muito fácil se inserem dentro das comunidades aqui presentes, porque nestes momentos é muito fácil a gente descobrir um português. Basta olharmos para o seu traje, porque há sempre uma camisola, há sempre um boné, há sempre um cachecol e realmente a comunicação é muito fácil e rapidamente são inseridos dentro do ambiente aqui da Alemanha, das cidades onde se realizam os jogos. É muito fácil”, frisou o sacerdote português.
Para o jogo desta noite, o padre Vítor Cecílio aposta numa vitória portuguesa “por um a zero”.
O cônsul-geral de Portugal em Hamburgo, Vasco Seruya, disse à Agência ECCLESIA, que o EURO 2024 “está a ter uma grande importância” para a comunidade portuguesa nesta cidade no norte da Alemanha porque “a Seleção valoriza a comunidade”.
“A comunidade tem acompanhado os jogos na fã zone de Hamburgo ou nos muitos restaurantes portugueses na cidade”, explicou o representante de Portugal, esta sexta-feira, destacando que o “convívio entre fãs das diversas equipas nacionais”.
A Seleção Portuguesa de Futebol joga esta sexta-feira, 5 de julho, com a equipa francesa o acesso às meias-finais do Euro 2024; este jogo dos quartos-de-final do Campeonato Europeu de Futebol começa às 20h00 (hora de Lisboa), em Hamburgo.
O Consulado-Geral de Portugal em Hamburgo, acrescenta o responsável, tem recebido “contactos por parte de jornalistas nacionais”, mas a participação da seleção portuguesa de futebol não originou uma maior atenção mediática.
Vasco Seruya explica que a comunidade portuguesa “está plenamente integrada na sociedade alemã”, e especificamente na cidade de Hamburgo”, este ano, por exemplo, a Fundação do Príncipe de Schaumburg-Lippe dedicou a sua festa anual a Portugal, nos jardins do palácio/castelo.
“[A comunidade portuguesa] É bem vista e querida pelos alemães. A fundação do Príncipe de Schamumburg-Lipp encontra-se no Estado da Baixa Saxónia, na cidade de Buckburg, onde se encontra o bonito e antigo castelo / palácio da família. O ‘Príncipe’ é um amigo de Portugal”, desenvolveu.
Na cidade alemã de Hamburgo existe uma Missão Católica de Língua Portuguesa, que está a celebrar/comemorar 50 anos de existência, o jubileu das bodas de ouro; esta missão existe oficialmente desde 8 de março de 1974. “A Missão Católica de Língua Portuguesa é uma instituição essencial para a história da integração da Comunidade Portuguesa em Hamburgo. Tem uma missão religiosa, mas também e sobretudo social, de apoio à Comunidade a diversos níveis. Eu costumo dizer que foi e é um porto de abrigo para a Comunidade, agora alargada a outras nacionalidades da lusofonia”, destacou Vasco Seruya. O cônsul-geral de Portugal em Hamburgo participa “em muitas da festividades organizadas pela Missão ao longo do ano”, acrescenta que, para além da questão pastoral e do papel na área social, “com ligação à Caritas”, a Missão Católica de Língua Portuguesa também tem importância “cultural, organiza diversas festividades e eventos de âmbito cultural, e em um rancho folclórico”. |
LFS/CB