«Queremos dar graças a Deus por este momento» – D. Belmiro Chissengueti
Cidade do Vaticano, 02 jul 2024 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) saudou a nomeação do novo núncio apostólico, representante diplomático da Santa Sé, nestes dois países lusófonos, o arcebispo Kryspin Dubiel.
“Queremos dar graças a Deus por este momento, desejar boas vindas ao novo núncio no desejo sincero de continuemos esse trabalho de comunhão, de colaboração e de construção da Igreja que esse é o trabalho nesta ligação com o Santo Padre”, disse o porta-voz da CEAST, D. Belmiro Chissengueti, em declarações divulgadas esta terça-feira, pelo portal ‘Vatican News’.
O arcebispo Kryspin Dubiel, de 51 anos de idade, é formado em Direito Canónico; nasceu em Nowa Sarzyna (Polónia) a 12 de novembro de 1973, e foi ordenado sacerdote a 31 de maio de 1998, incardinando-se na Diocese de Przemyśl.
O Papa Francisco nomeou esta segunda-feira D. Kryspin Dubiel como núncio apostólico em Angola, elevando-o à dignidade de arcebispo, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.
“Para nós é um momento de alegria, de ação de graças, e sobretudo do desejo de que o novo núncio continue a desempenhar o bom trabalho desenvolvido pelo D. Giovanni Gaspari nesta sua qualidade de representante do Papa Francisco”, acrescentou D. Belmiro Chissengueti.
D. Kryspin Dubiel, o novo núncio apostólico em Angola e São Tomé, entrou no serviço diplomático da Santa Sé no dia 1 de julho de 2004 e trabalhou nas representações pontifícias do Ruanda, Bielorrússia, Polónia, Eslovénia, Colômbia, Filipinas e Emirados Árabes Unidos.
“Como sabemos é alguém que está ao serviço da diplomacia da Santa Sé há 20 anos, tem uma experiência africana no Ruanda. Termina a missão nos Emirados dos Árabes Unidos e agora assume este posto alto de núncio na nossa terra”, salientou o porta-voz da CEAST, a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, informa o ‘Vatican News’.
O anterior representante diplomático da Santa Sé em Angola e em São Tomé e Príncipe, o arcebispo D. Giovanni Gaspari, foi nomeado pelo Papa Francisco como núncio apostólico na Coreia do Sul e Mongólia, no dia 2 de março de 2024.
CB/OC