Porto: Diocese prestou homenagem a D. António Taipa, nos seus 25 anos de bispo (C/fotos)

D. Manuel Linda elogiou serviço episcopal vivido «na simpatia, na proximidade», e legado deixado em várias gerações

Porto, 20 jun 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Porto promoveu hoje uma homenagem a D. António Taipa, nos seus 25 anos de bispo, celebração que reuniu vários membros do episcopado e do clero local, na Catedral nortenha.

O bispo diocesano, D. Manuel Linda, saudou o antigo auxiliar e administrador apostólico do Porto pelo quarto de século em que “realizou este seu serviço episcopal na simpatia, na proximidade, no convívio e nesse jeito típico de se saber colocar ao mesmo nível dos seus interlocutores”.

“Este grande grupo de seus amigos e os muitíssimos que, pelas circunstâncias da vida, não puderam comparecer, mas também se sentem unidos espiritual e afetivamente, juntamo-nos aqui, nesta Catedral que o viu nascer para o pastoreio da Grei e o acompanhou nos diversos graus do Sacramento da Ordem, sempre numa exigência crescente, para, consigo, darmos graças a Deus pelo grande dom que o senhor é para a sua Igreja”, acrescentou, numa intervenção publicada online pela Diocese do Porto.

D. António Bessa Taipa nasceu a 11 de novembro de 1942, em Freamunde (Porto), e foi ordenado padre a 15 de agosto de 1966; João Paulo II nomeou-o como auxiliar da Diocese do Porto a 22 de fevereiro de 1999, tendo a ordenação episcopal acontecido a 18 de abril do mesmo ano.

“Não esquecemos a sua bonomia e determinação, o sentido de humor e a profundidade da reflexão na plenária e nos diversos órgãos da Conferência Episcopal”, assinalou D. Manuel Linda.

O bispo do Porto recordou ainda que D. António Taipa foi formador, no Seminário, de vários membros do clero, e “fazia caminho com o formando”, tendo brincado com os jogos de futebol em que participava, com “dureza” de pernas.

A intervenção evocou as aulas de Teologia Bíblica, em que o homenageado propunha “aqueles sentimentos mais profundos onde se joga a radicalidade da fé e a grande experiência do divino”.

D. Manuel Linda falou numa diocese “grata pelo trabalho pastoral, grata pela especial formação que ministrou e grata por essa relação de exclusividade”, tendo oferecido, simbolicamente, um anel pelos 25 anos de episcopado de D. António Taipa.

OC

 

D. António Bessa Taipa, uma vida ao serviço da Igreja Católica

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top