Processos de canonização em curso na diocese e Sínodo dos Bispos foram outros temas abordados
Lisboa, 16 mai 2024 (Ecclesia) – O patriarca de Lisboa presidiu nos dias 14 e 15 de maio ao Conselho presbiteral da diocese, no Seminário dos Olivais, apontando ao Jubileu 2025, que se inicia a 14 de dezembro e encerra a 6 de janeiro de 2026.
D. Rui Valério sublinhou a “importância dos temas do perdão e da indulgência e o tema central da esperança que marcará todo o ano jubilar”, presentes a Bula ‘Spes non confundit’, em que o Papa proclamou o Ano Santo, pode ler-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na reunião foram também apresentados os processos de canonização que estão em curso na diocese (P. Bento Manuel Nogueira) e aqueles que já se encontram em Roma (Beata Maria Clara do Menino Jesus; Padre Cruz; Madre Luiza Andaluz; Teresa de Saldanha; Sãozinha; Mons. Alves Brás).
O Sínodo dos Bispos, cuja segunda sessão decorre de 2 a 27 de outubro, foi também um dos temas abordados pelo Conselho Presbiteral do Patriarcado de Lisboa, através da apresentação do contributo sinodal do patriarcado, elaborado com a participação dos grupos sinodais e enviado à Conferência Episcopal.
Depois do encontro do patriarca ecuménico de Constantinopla (Igreja Ortodoxa) Bartolomeu I com D. Rui Valério, que o patriarcado de Lisboa sublinha ter decorrido com “com um forte sentido de comunhão e esperança de unidade, caminhando em espírito sinodal”, a tarde iniciou-se com uma introdução teológico-pastoral sobre o Jubileu.
“Seguiu-se a apresentação e discussão do plano pastoral para os próximos dois anos, que apresenta como prioridade a conversão missionária da pastoral”, informa o patriarcado de Lisboa.
Na manhã do segundo dia de Conselho presbiteral da diocese, a agenda dos trabalhos incluiu “a organização da Formação Permanente do Clero, com propostas de métodos e temas e a sugestão de uma Assembleia Jubilar, o Ano da Oração (preparatório do Jubileu), e a Comunicação no Patriarcado de Lisboa”.
A tarde foi ocupada com o tratamento de assuntos da vida interna da diocese, tendo terminado o encontro com uma celebração eucarística presidida por D. Rui Valério.
LJ/OC
Jubileu 2025: Papa propõe amnistia para presos e vai abrir porta santa numa cadeia
Jubileu 2025: Papa convida Igrejas cristãs a definir data comum para a Páscoa
Ano Santo: Celebrações começam com abertura da Porta Santa, a 24 de dezembro