Novo logotipo foi acompanhado de um hino da autoria da «Banda da Paróquia»
Fátima, 06 mai 2024 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), da Conferência Episcopal Portuguesa, lançou e apresentou aos jovens uma nova imagem/logotipo, e também um hino, durante o ‘Fátima Jovem’, que se realizou no santuário mariano, dias 4 e 5 de maio.
“Apresentamos um trabalho, que iniciamos também quando começamos este novo ciclo, de uma nova imagem para o departamento, que no seguimento da Jornada [JMJ Lisboa 2023] possa também ser ele ícone deste encontro e desta experiência que foi vivida”, disse o diretor do DNPJ, Nuno Camelo, em declarações à Agência ECCLESIA.
Ao longo das últimas semanas, de preparação para o ‘Fátima Jovem’ 2024, a peregrinação nacional de jovens ao Santuário de Fátima, os responsáveis pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil foram revelando que queriam “lançar o DNPJ e levá-lo ainda mais longe na representação e reforço das juventudes nacionais”, depois de ter perguntado aos jovens o que é para eles o DNPJ.
“Essa nova imagem foi sendo lançada parcialmente por componentes para trazer a dimensão da fé, a dimensão do país, Portugal, a dimensão de uma casa, Igreja que nos acolhe, e a dimensão dos jovens. O jovem que é o protagonista e o foco do nosso trabalho. E no Fátima Jovem, encontro de festa, foi identificado essa imagem”, explicou Nuno Camelo.
O organismo da Igreja Católica em Portugal, nas suas redes sociais, quando publicou a nova imagem, afirmou: “Somos Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, somos a juventude desta Igreja jovem, viva e ao serviço do Senhor!”
O diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil destacou que com a nova imagem foi lançado um hino, da autoria da ‘Banda da Paróquia’, o grupo de música de inspiração cristã da Diocese de Coimbra que compôs o hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
“Que também acompanha e marca este caminho de preparação para o Jubileu [2025] e de dimensão deste caminho que se faz neste novo ciclo do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil”, acrescentou Nuno Camelo, que foi nomeado como novo diretor do DNPJ, pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no dia 13 de setembro de 2023.
Em comunicado, enviado à Agência ECCLESIA, a ‘Banda da Paróquia’ informou que, depois de ‘Há Pressa No Ar’, o hino da JMJ Lisboa 2023, lançou o novo single ‘O Meu Caminho és Tu’, no ‘Fátima Jovem’, num trabalho realizado em conjunto com o DNPJ, juntos pretendem “utilizar a música como fonte de inspiração e como um meio fantástico de transmitir o Evangelho”.
“Num ‘caminho’ que se quer de alegria e esperança, ‘O Meu Caminho és Tu’ faz referência ao plano estratégico para a Pastoral Juvenil em Portugal – que se realiza até 2026, e que tem como pilar ‘ChAmados pelo nome’ -, à Oração do Jubileu 2025, dizer ‘sim’ como Maria, e ao próprio tema da JMJ 2024”, desenvolve a banda de Coimbra; indicando que Pedro Ferreira e o padre João Paulo Vaz foram os autores da nova composição, respetivamente da música e da letra.
CB
Pastoral juvenil: Jovens vão ser desafiados a «reforçar serviço e missão»