Viseu: Bispos desafia finalistas a ser «protagonistas na construção da paz»

D. António Luciano presidiu à bênção das pastas de alunos do Instituto Politécnico de Viseu, da Universidade Católica e do Instituto Piaget

Viseu, 29 abr 2024 (Ecclesia) – O bispo de Viseu presidiu este domingo à bênção das pastas de alunos do Instituto Politécnico de Viseu, da Universidade Católica e do Instituto Piaget, convidando-os a ser “protagonistas na construção da paz”.

A celebração contou com a participação de centenas de estudantes, no Pavilhão Multiusos, integrada na Semana Académica.

Na sua homilia, D. António Luciano começou por destacar a condição de ser finalista como “um privilégio e uma responsabilidade, um dom e um compromisso na construção de um futuro melhor marcado pela esperança na realização pessoal no mundo do trabalho”, pedindo ao Espírito Santo que os ilumine e os ajude a serem discípulos missionários nas diversas áreas da sua vida.

Face aos graves problemas que hoje a sociedade enfrenta, apelou aos presentes que contribuam para “a construção de um mundo melhor, mais fraterno e com preocupação ecológica, cuidando do equilíbrio da Casa Comum, valores ainda longe de serem alcançados”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA pelo Gabinete de Informação da Diocese de Viseu.

O responsável deixou palavras de incentivo e esperança para o futuro profissional: “Queridos jovens, não desanimem diante dos problemas graves do mundo de hoje, das crises financeiras e das dificuldades económicas da vida presente”.

“Sejam construtores da verdadeira civilização do amor, da paz, do progresso, da ciência, da cultura e do desenvolvimento humano integral. Façam a diferença e sejam os melhores na competência, na qualidade, no amor e nas relações fraternas. Sejam semeadores da esperança, testemunhas de um mundo novo, otimistas numa nova era marcada pelo acolhimento, pela escuta e pela integração social”, acrescentou.

A intervenção evocou pais, familiares, professores, funcionários, colegas e amigos dos finalistas.

“Quantos sacrifícios e orações fizeram por vós. Por isso, agradecei-lhes de todo o coração. Eu, também, agradeço o serviço e a colaboração das vossas escolas, professores, colegas e funcionários e convido-os a estarmos unidos nesta missão de cuidarmos dos jovens que frequentam o ensino superior”, apelou o bispo de Viseu.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR