Proposta é constituída por um vídeo, um emoji, um desafio e jogos da semana
Lisboa, 01 abr 2024 (Ecclesia) – O projeto ‘Vejo e Acredito’, lançado este Domingo de Páscoa, quer ajudar as crianças a entender, através de elementos visuais, o Evangelho de cada domingo.
O criador da iniciativa, Emanuel Soeiro, explica que a iniciativa surgiu da dificuldade que se apresentou às filhas de ler um texto sem estar acompanhado de recursos visuais.
“Como qualquer criança, o seu imaginário está cheio de desenhos animados, de emojis e stickers. Hoje é difícil ler um texto sem um elemento visual que ajude a entender o que se está a ler. Por isso decidi avançar com este projeto para que elas (e muitas outras crianças como elas) possam ver o Evangelho de cada Domingo e assim possam melhor entender este Deus que está presente na simplicidade das suas vidas”, pode ler-se no sítio online.
Outro dos objetivos é que o projeto contribua para “perceber que esta não é uma história do passado, mas sim um convite para olhar o presente com outros olhos, os olhos do coração”.
Todos os domingos é publicado um vídeo referente ao Evangelho do dia e um emoji da semana, a que se juntam jogos e um desafio para que este “se traduza em gestos concretos”.
“O Evangelho não é uma história igual a tantas outras. É uma pessoa viva – Jesus – que te convida a viver na simplicidade da tua vida, o mandamento novo que Ele próprio testemunhou: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!” Por isso, esta é uma Palavra que te convida à ação. Não fiques indiferente!”, convoca.
O primeiro vídeo publicado na página explica o Evangelho do Domingo de Páscoa, em que Maria Madalena é surpreendida pelo túmulo vazio.
“Prepara também uma surpresa para um amigo ou familiar. Surpreende alguém com um gesto de ternura, de carinho, de bondade. Torna-te o rosto de Jesus na vida de alguém!”, convida o criador no primeiro desafio da semana.
O projeto tem o nome “Vejo e Acredito” que tem origem na expressão “viu e acreditou”, que pode ser lida em muitas passagens bíblicas, alude a situações em que alguém é surpreendido por Deus.
“A expressão ‘Vejo e Acredito’ coloca-nos no presente, na simplicidade da nossa história e não no passado mais ou menos distante. É no presente que somos chamados a ver e a acreditar. Apenas temos de estar atentos aos sinais que Deus nos dá”, destaca.
O projeto está também disponível nas redes sociais Instagram, Facebook, Youtube e Whatsapp.
LJ/OC