Media portugueses vivem «momento crítico»

Chegou ontem ao fim em Lisboa a 8ª Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Media, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa (UCP). Nos trabalhos, foi apresentada a investigação desenvolvida pela Formalpress, «Tendências e Prospectiva dos Media», na qual se indica que conjuntura actual da indústria e mercado dos media foi definida pelo presidente da Formalpress como estando num «momento crítico». Paulo Faustino, docente da UCP e presidente da Formalpress, referiu que as grandes mudanças no sistema mediático deverão nascer das novas tecnologias e serviços, em particular as que se relacionam com o sector da televisão e plataformas digitais. Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o estudo levado a cabo entre Abril de 2006 e Abril de 2007 é revelador quanto às tendências do emprego nos media, às práticas de gestão empresarial, à evolução de competências e perfis profissionais, às transformações nos modelos de negócio e à adequação da formação às necessidades profissionais. Por exemplo no mercado do emprego, trabalham actualmente 12 500 profissionais nos diversos sectores da indústria dos media, estando o sector da televisão em expansão, ao contrário do que acontece com a rádio. Esta tendência deve-se nomeadamente ao aparecimento de novos operadores (como por exemplo o MEO), a difusão por satélite e outras tecnologias emergentes. A WMEMC A Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Media (WMEMC) é um evento bienal que convida investigadores e profissionais a reflectir sobre aspectos relacionados com a indústria, ensino e políticas de comunicação. A primeira conferência decorreu em 1994, e desde então tem evoluído em termos de número de participantes e de relevância no panorama internacional, com edições realizadas em Zurique (Suiça), Londres (Reino Unido), Pamplona (Espanha), Turku (Finlândia), Montreal (Canadá), Pequim (China), e agora Lisboa (Portugal). Para mais informações: www.mediaxxi.com/8wmemc

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