D. José Ornelas lavou os pés a 12 jovens na Missa da Ceia do Senhor
Leiria, 29 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima afirmou que o gesto do lava-pés de Jesus é um de “ternura, amizade e serviço”e disse que a Eucaristia é o centro do caminho sinodal da Igreja.
Na homilia da Missa da Ceia do Senhor, D. José Ornelas recordou o caminho sinodal da Igreja, afirmando que está baseado na “conceção do ser eucarístico”.
“Somos uma igreja que nasce da paixão, morte e ressurreição de Jesus. É isso que celebramos na Eucaristia e a Eucaristia é o centro dessa Igreja que está constantemente em caminho”, afirmou.
D. José Ornelas lembrou que a Eucaristia é uma ocasião para escutar a “Palavra que transforma” e oportunidade para “caminhar juntos” no encontro com Cristo.
“Esta é a imagem da Igreja que queremos ser, uma Igreja onde todos temos o nosso lugar, onde todos somos reunidos pelo Senhor que vem para o meio de nós, onde todos também somos enviados para anunciar o Evangelho para que este caminho de vida chegue até aos confins da terra”, indicou.
O bispo de Leiria-Fátima apelou a viver “intensamente” o mistério da Eucaristia, que diz “respeito a todos”.
“Agora é a nossa vez de construir a Igreja, de acudir ao mundo que precisa tanto. Que assumamos a mesma atitude de Jesus: serviço e dom da vida para aqueles que precisam”, afirmou.
Na celebração, o bispo de Leiria-Fátima lavou os pés a 12 jovens, simbolizando os 12 apóstolos.
PR