A Marca ECCLESIA

Vencer a desconfiança. Esta poderia ser a forma mais rápida de descrever a missão do universo ECCLESIA: televisão, Internet e papel Vencer a desconfiança. Esta poderia ser a forma mais rápida de descrever a missão do universo Ecclesia: televisão, Internet e papel procuram, cada um à sua maneira, criar pontes entre o mundo da Igreja e o da comunicação, tantas vezes desavindos. No caso específico da Agência ECCLESIA, é cada vez mais fácil de perceber que as agências noticiosas especializadas na informação religiosa, como esta, marcam hoje uma forte presença no mundo da Internet, permitindo estar cada vez mais perto dos acontecimentos, com o maior rigor e rapidez possível na transmissão das notícias. A velocidade é uma das marcas distintivas da nossa época e é, por definição, uma das qualidades que se quer ver reconhecida numa agência noticiosa. Os acontecimentos mais relevantes são acompanhados, a cada momento, de maneira objectiva, pontual e fiável. A agência não se apresenta, apesar da sua inegável dimensão institucional, como um órgão de propaganda nem pretende ser fonte de textos de “devoção” para os seus leitores. Descodificar o discurso eclesial nem sempre é fácil, pelo que um serviço deste género é concebido, primariamente, para possibilitar a reprodução das notícias, seja na imprensa escrita, rádio, TV ou Internet, numa linguagem jornalística. A procura crescente do material do tipo religioso exige que as agências de informação nesta área assumam funções de “tradução” para linguagem corrente de posições, documentos, ritos e tradições. Portugal e o mundo Na Agência ECCLESIA, a vida da Igreja em Portugal é descrita a partir do encontro com os protagonistas das notícias. Nessa perspectiva aparecem entrevistas, dossiês, reportagens originais, testemunhos e comentários. Há uma nova abordagem sobre a informação religiosa que se abre: mais directa, mais fluente e mais veloz. Com o trabalho da agência procura-se abranger o maior número de leitores possível, permitindo também potenciar a produção noticiosa feita em âmbitos mais restritos. Ganha relevo, por isso, a informação produzida em âmbito diocesano, por secretariados ou gabinetes de informação, que começam a constituir uma rede privilegiada para conhecer a actualidade eclesial no nosso país. Para o resto do mundo, a partir de fontes em inglês, francês, italiano ou espanhol, procura-se a informação que pode interessar aos media, qualquer que seja a sua dimensão. Mais de 40 fontes diárias são consultadas neste processo, com particular relevo para a actualidade do Papa e do Vaticano, dos temas mais procurados pelos leitores. Consolidação e novidade Os últimos anos têm servido para a afirmar a Agência ECCLESIA como instrumento de trabalho privilegiado para os jornalistas e como referência obrigatória para os leitores interessados no fenómeno religioso. Segundo Paulo Rocha, director da Agência, é preciso ter presente a necessidade de chegar ao leitor com “cara nova e com conteúdos apresentados com criatividade e profundidade”. Já com mais de 1100 edições, o semanário da Agência ECCLESIA procura promover o conhecimento que permite compreender muitas das notícias que publica diariamente. A História, a Teologia, a Bíblia, o Direito passam pelos textos produzidos na redacção e pelos muitos artigos de opinião publicados em cada semana, “para que o facto religioso não se reduza a escassos momentos, por vezes caricaturados”, sublinha Paulo Rocha. 2008 marcou o crescimento do Semanário da Agência ECCLESIA: chega aos seus leitores com mais 4 páginas e com mais espaço para aprofundar notícias. Mesmo com uma tiragem pequena, é possível confirmar que estes conteúdos chegam a muitos milhares de pessoas, através da sua reprodução em várias centenas de títulos da Imprensa Regional. Octávio Carmo Agência A Agência ECCLESIA apresenta, de Segunda a Sábado, informação sobre a vida da Igreja em Portugal e no mundo. As notícias mais relevantes de cada dia são colocadas directamente na primeira página. O site apresenta notícias, crónicas, entrevistas, documentos, e artigos de opinião. Disponibiliza ainda ferramentas para pesquisa de informação, ligações a bases de dados da agenda eclesial e do calendário litúrgico. Semanário À informação diária, soma-se o tratamento semanal dos assuntos mais relevantes da actualidade eclesial nacional e internacional, através de uma publicação semanal, para assinantes, disponibilizada igualmente em formato PDF, na Internet. Um dossier central domina as 16 páginas destinadas a aprofundar e antecipar o facto religioso nas suas diversas secções (opinião, história, agenda, estante, media e cinema). CEP O portal institucional da Conferência Episcopal Portuguesa encontra-se disponível em www.ecclesia.pt. Ali se apresenta informação histórica e institucional das estruturas da Igreja Católica em Portugal, bem como outros recursos relevantes: Anuário Católico on line; SOS Cultura Católica; Enciclopédia Católica Popular; Compêndio da Doutrina Social da Igreja; Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. Programa ECCLESIA “Uma visão objectiva da Igreja Católica”. A expressão foi utilizada por D. João Alves no dia em que foi para o ar o primeiro programa ECCLESIA. A 15 de Setembro de 1997 D. João Alves era presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e falava aos telespectadores deste espaço como um tempo para dar uma “visão objectiva da realidade religiosa no país”. Um espaço a várias vozes já que, no mesmo bloco televisivo, diferentes confissões religiosas davam os primeiros passos num projecto desta natureza. Recordando as imagens e a emoção que imagino ter sido a dos colegas que deram início a este projecto percebo que seria tempo e espaço mal gasto falar aqui da importância do audiovisual na transmissão do Evangelho. Se há alguém que conheça bem as implicações da comunicação social na transmissão e vivência da fé é a própria Igreja Católica que transformou os mass media em comunicação social. Um dia, em casa, alguém me ligou a convidar para participar numa reportagem no exterior. Até aí, confesso, nunca tinha ouvido falar do programa ECCLESIA nem tão pouco tinha pensado que seria possível pôr os meus conhecimentos ao serviço Daquele em que acredito e desta Igreja de que faço parte. Com o curso recém acabado na Universidade Católica organizei a minha vida e fui. Desde esse dia que faço parte da equipa de jornalistas do programa ECCLESIA. Às vezes as paredes parecem apertar-me os ainda presentes anseios de jovem jornalista mas há sempre o outro lado. O “tempo”. Para os outros, para falar, explicar e questionar. Hoje a Igreja Católica tem este tempo. Tem à sua disposição 22 minutos diários de um bem precioso que é o tempo televisivo para Evangelizar. Para se levar e surpreender quem em casa pelas mais variadas razões e muitas vezes totalmente por acaso a encontra. É um tempo valioso. Todos temos consciência da importância daquilo que diariamente fazemos. Levar aos homens e mulheres de hoje outros homens e mulheres que conhecem Cristo e que o testemunham das mais variadas formas. A riqueza deste programa está precisamente no modo como este testemunho é feito. Levar aos telespectadores vozes plurais e métodos distintos de testemunhar um encontro que é sempre pessoal. “Um visão objectiva”, dizia D. João Alves. Diariamente uma equipa de profissionais procura e trabalha por essa objectividade. Procura e trabalha para levar à casa de cada um o que de mais real há na Igreja. Nunca esquecerei a entrevista a uma pastora nos arredores de Lamego. Foi nas vésperas da chegada de D. Jacinto Botelho no ano 2000 um ano tão particular para a Igreja Universal. Sentada numa pedra com um terço de plástico, cor-de-rosa, na mão, olhava os animais à sua frente enquanto rezava. Falámos sobre a sua vida. Sobre os filhos e irmãos emigrados. Sobre como era a vida na sua infância e sobre a forma como o terço que trazia na mão a acompanhava nos momentos de “solidão” nas terras com os animais. Falámos da vida e é de vida que se fala sempre que um programa vai para o ar. À vertente informativa – a necessidade de levar a todos os cristãos o que acontece nas estruturas da própria Igreja dentro e fora do país – alia-se o imperativo de levar rostos, vidas, histórias. Isto é ser Igreja na televisão. Abrindo caminhos de consciência critica, reflexão e debate. O programa Ecclesia fez o seu caminho. Há 10 anos o próprio nome causava estranheza. Hoje ele é referenciado por todos e solicitada a sua presença. Uma equipa de profissionais trabalha todos os dias para que, precisamente, todos os dias chegue aos seus telespectadores um programa de qualidade e com rigor. Apostando na qualidade fazendo o melhor uso dos meios de que dispõe sai à rua todos os dias ao encontro de uma Igreja que percebe hoje a importância de abrir as suas portas ao mundo. Márcia Carvalho FOTO: Miguel Cardoso/Terra das Ideias

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