«Aprovaram-se todos os artigos desde o artigo 14º até ao artigo 44º, com dois textos que serão objeto de nova formulação», informa nota
Leiria, 06 mar 2024 (Ecclesia) – O Conselho Presbiteral da Diocese de Leiria-Fátima reuniu-se esta terça-feira, no Seminário de Leiria, para dar continuidade aos trabalhos de revisão e de aprovação do Regulamento da Administração dos Bens da Igreja (RABI).
“Continuaram-se os trabalhos de análise, discussão e votação dos artigos do RABI. Nesta sessão aprovaram-se todos os artigos desde o artigo 14º até ao artigo 44º, com dois textos que serão objeto de nova formulação, para serem novamente postos à discussão e aprovação na próxima reunião do Conselho”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Na reunião, depois da oração inicial, o bispo diocesano saudou o padre Davide Vieira Gonçalves, novo representante da Vigararia de Ourém, que substitui o padre Pedro Manuel Jorge Ferreira, que faleceu recentemente, adianta a Diocese de Leiria-Fátima.
Os padres Manuel Gonçalves Peixoto, monfortino e antigo membro do Conselho Presbiteral da diocese, e o Frei Lopes Morgado, Franciscano Capuchinho, que faleceram depois da última sessão do conselho e trabalharam na diocese de Leiria-Fátima, foram também lembrados.
Na sessão, foi feita referência também a Carlos Silva, “ilustre membro do presbitério de Leiria-Fátima”, cujo aniversário se assinalava no dia da reunião.
Em 2022, D. José Ornelas assinou um decreto de nomeação de uma comissão para a revisão do Regulamento da Administração dos Bens da Igreja (RABI) na Diocese de Leiria-Fátima; na altura passavam 12 anos desde a última revisão.
LJ/OC
Capuchinhos: Faleceu frei Lopes Morgado, figura do Apostolado Bíblico em Portugal