Comunicado da Diocese de Dori aponta para 15 vítimas
Cidade do Vaticano, 25 fev 2024 (Ecclesia) – Um atentado terrorista contra a comunidade católica no Burquina Faso provocou hoje pelo menos 15 mortos e vários feridos, informa o portal de notícias do Vaticano.
“Pelo menos 15 fiéis foram mortos num ataque terrorista na manhã deste domingo, 25 de fevereiro, que atingiu a comunidade católica na aldeia de Essakane, Burquina Faso, enquanto a Missa estava a ser celebrada”, refere o ‘Vatican News’, que cita o bispo da Diocese de Dori, D. Laurent Bifuré Dabire, através de um comunicado.
Das vítimas, 12 morreram no local e três na sequência dos ferimentos, após um ataque por homens armados, dentro da Igreja onde a comunidade celebrava a Missa dominical.
“Nestas circunstâncias dolorosas, convidamos todos a rezar pelo repouso eterno daqueles que morreram na fé, pela cura dos feridos e pelo consolo dos corações em luto. Também rogamos pela conversão daqueles que continuam a semear a morte e a desolação no nosso país”, escreve D. Laurent Bifuré Dabire.
“Que os nossos esforços de penitência e oração durante este período de Quaresma tragam paz e segurança ao nosso país”, conclui o bispo católico.
A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lançou este mês a campanha ‘SOS Burquina Faso’ para ajudar os cristãos desta nação.
O mais recente relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, publicado em 2023 pela AIS, referia-se à “ameaça constante de grupos jihadistas particularmente atuantes na região do Sahel”.
“Mais de dois milhões de pessoas foram deslocadas, o que representa um aumento de mais de 7 mil por cento desde agosto de 2018”, assinala a fundação pontifícia, relativamente ao Burquina Faso.
OC