Cultura: Canto é «escola de humildade», motivo de alegria e oração – Francisco

Papa recebeu «Federação Internacional dos Pueri Cantores» e valorizou construção comunitária que significa participar num coro

 

Cidade do Vaticano, 30 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje, no Vaticano, um grupo de crianças da «Federação Internacional dos Pueri Cantores», e lembrou que o canto é “escola de humildade”, pedindo ainda para manterem a alegria e a oração na execução musical.

“O canto é uma escola de humildade, porque o cantor, mesmo nas partes a solo, faz sempre parte de um coro, que é maior do que ele e no qual todos estão ao serviço de todos, mesmo do maestro. (…) Por isso, não procurem aparecer: procurem antes misturar-se, para que na unidade, que vem da humildade, o vosso canto exprima a verdadeira amizade, com Deus, com os outros e entre si”, afirmou o Francisco em audiência.

Francisco focou mais duas «palavras-chave» para o serviço que as crianças desempenham no coro: alegria e oração.

“Quando pões o teu entusiasmo a cantar, dás um grande presente a quem te ouve. Há tanta necessidade de alegria no mundo! Muitas pessoas, mesmo jovens, são prisioneiras da angústia ou do tédio; o canto e a música podem tocar os corações, dar beleza, devolver o gosto e a esperança pela vida. Isto é alegria”, sublinhou.

O Papa valorizou o trabalho realizado, reconhecendo que está ao serviço da “oração nas comunidades” e da vida da Igreja.

“É importante que cada um de vós mantenha o seu coração perto de Jesus, não só quando canta, mas sempre, e isso faz-se na oração, todos os dias. Se o vosso coração está cheio de amor por Jesus, isso transparece nas vozes e é como uma flecha que acerta no alvo, atingindo o coração das pessoas”, reconheceu.

Francisco sublinhou ainda o significado de cantar em coro, uma vez que promove a construção comunitário e o caminho conjunto: “Cantar bem juntos exige esforço, tal como viver bem juntos exige esforço”.

“Cantando e rezando juntos, em harmonia, escutando-nos uns aos outros, esperando uns pelos outros, inserindo os ritmos de cada um no ritmo de todos, ajudais a comunidade a fazer o mesmo e ensinais como é bom caminhar juntos”, indicou.

LS

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR