Estado do Serviço Nacional de Saúde e habitação para jovens universitários foram temas abordados por D. Francisco Senra Coelho
Évora, 28 dez 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora renovou os votos para a melhoria de algumas das urgências da região do Alentejo Central, na Missa do Dia de Natal que presidiu na Igreja Mosteiro de Santa Maria Scala Coeli, conhecida como Convento da Cartuxa.
“Sonho Natal com toda a população deste Alentejo Central que espera pelo novo Hospital e por um Serviço Nacional de Saúde mais próximo e eficiente. Rezo por todos os profissionais de saúde, técnicos e prestadores de socorro, por todos os que diariamente fazem o milagre de que o impossível se torne possível”, afirmou D. Francisco Senra Coelho, na conclusão da homilia, informa a Arquidiocese de Évora, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Além da saúde, o arcebispo lembrou “os jovens e as famílias” que emigram e desejou que possam ficar no “interior tão necessitado de renovação do seu tecido social a partir de novas políticas de desenvolvimento e empreendedorismo geradoras de equilíbrio territorial”.
A crise na habitação, os refugiados e o trabalho que as Instituições Sociais prestam aos mais necessitados foram também pontos abordados por D. Francisco Senra Coelho na eucaristia, animada liturgicamente com Canto Gregoriano executado pelas Irmãs contemplativas e que contou com a presença de uma assembleia “numerosa, muito interessada e participativa”.
Sonho Natal com todos os jovens universitários que acreditam que um dia será possível encontrar alojamento em quantidade e qualidade a preços acessíveis”; “Sonho Natal para todas as Instituições Sociais que diariamente fazem a multiplicação do pão e complementam a missão das famílias no referente às suas crianças, idosos e pessoas com deficiência”; “Sonho Natal para os refugiados, imigrantes e deslocados, que face à partida das suas terras e face à indiferença da família humana, lhes resta o Céu, a solidariedade e o respeito dos que promovem as palavras Paz, Justiça e Amor”
Estes desejos de D. Francisco Senra Coelho já tinham sido partilhados na mensagem de Natal que escreveu aos diocesanos.
No dia anterior ao nascimento de Jesus, o arcebispo de Évora celebrou a Missa do Galo, pelas 23h, na Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos), onde pediu o “dom da Paz para toda a Humanidade”.
“Belém, celeiro do pão, oferece a toda a Humanidade a beleza e a ternura de Deus feito criança. Eis-nos perante a excelsa grandeza do despojamento de Deus para se tornar salvador, irmão e companheiro de peregrinação de cada um de nós. Neste pão vem envolto o dom da Paz que pedimos para toda a Humanidade, nomeadamente, para a terra de Jesus, para a Ucrânia, para Cabo Delgado, em Moçambique, para o Sudão e para todas as minorias que sofrem a discriminação e a violência contra a sua consciência”, apelou.
D. Francisco Senra Coelho evocou também as “Igrejas que sofrem em vários países, que ignoram o direito fundamental da pessoa humana, a liberdade religiosa”.
“O Natal pede-nos que continuemos um árduo trabalho de consolidar a justiça para que haja paz e semear o amor na verdade para que surja a humanização”, indicou.
O arcebispo saudou também “as comunidades lusófonas” de “Timor Lorosae, Angola, Moçambique, Guiné, São Tomé e Brasil”, que se juntaram na eucaristia.
“Que a língua portuguesa em que nos expressamos seja ela também veículo de paz e fraternidade”, concluiu, tendo no final da missa cumprimentado pessoalmente os jovens das comunidades lusófonas presentes.
LJ/OC
Évora: Arcebispo pede orações pela paz sem deixar que a «surdez da guerra» roube a esperança