Iniciativa marca início da campanha de Natal «10 milhões de Estrelas»
Lisboa, 14 nov 2023 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa, em conjunto com a Cáritas Diocesana de Beja, vai assinalar este domingo Dia Mundial dos Pobres, com uma marcha pública que parte do largo de Santa Maria em direção ao Largo de São João, em Beja, às 19h00.
“A caminhada, organizada sob o mote ‘Não afastes de nenhum pobre o teu olhar’, junta representantes da rede nacional Cáritas, um conjunto de várias organizações locais e é aberta à participação de toda a comunidade”, indica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A marcha inicia-se depois do concerto ‘Oração pela Paz’, conduzido pela artista Clara Palma e convidados, na igreja de Santa Maria, Beja, pelas 18h00.
A data é, simbolicamente, escolhida para o lançamento da campanha de Natal ‘10 Milhões de Estrelas, Um Gesto Pela Paz’, a decorrer até ao dia 1 de janeiro de 2024
A iniciativa, que nasceu em França, em 1984, tem como objetivos “sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e reforçar a ação da Cáritas a de apoio nacional e internacional”.
“As verbas angariadas ajudam a materializar as ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas (65%), que são um contributo coletivo para um mundo melhor, mas também a colaborar com os países lusófonos (35%) através do fundo lusófono ‘Laudato Si’, apoio a microprojectos, sob o chapéu da Ecologia Integral, com o acompanhamento da Cáritas local. Desta forma é possível financiar e responder a necessidades de impacto local e alavancar comunidades na sua resiliência diária”, adianta a Cáritas Portuguesa.
A organização católica de solidariedade convida a “uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal”, pela aquisição de uma “vela estrela”, branca ou vermelha, no valor de 2 euros.
As velas podem também ser adquiridas através do portal da Cáritas Portuguesa, junto das Cáritas diocesanas ou numa cadeia de supermercados, que há vários anos se associa à iniciativa.
‘Não desvieis o olhar dos pobres’ (Tb 4,7) é o lema da sétima edição do “Dia Mundial dos Pobres”, no próximo domingo, data em que o Papa vai presidir a uma Missa no Vaticano, almoçando depois com um grupo de pessoas necessitadas, no auditório Paulo VI.
Na mensagem para este dia, Francisco adverte que é “muito fácil cair na retórica quando se fala dos pobres”.
“Tentação insidiosa é também parar nas estatísticas e nos números. Os pobres são pessoas, têm rosto, uma história, coração e alma. São irmãos e irmãs com os seus valores e defeitos, como todos, e é importante estabelecer uma relação pessoal com cada um deles”, escreve.
OC