D. Rui Valério vai ter primeiro grande encontro com os jovens na Jornada Diocesana da Juventude, dia 26 de novembro, em Vila Franca de Xira.
Lisboa, 31 out 2023 (Ecclesia) – O diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa afirmou que o setor da Pastoral Juvenil tem como prioridade, no pós JMJ Lisboa 2023, continuar a mobilizar todos aqueles que estiveram envolvidos no encontro.
“O primeiro caminho foi estar próximo daquilo que são as realidades que estiveram a construir a Jornada: os Comités Vicariais, os Comités Paroquiais, as várias equipas. Tentar que estas pessoas que estiveram muito mobilizadas para a Jornada, que agora possam também continuar, e que o cansaço não as desanime”, desejou João Clemente, em entrevista, transmitida esta terça-feira, no programa ECCLESIA, na RTP2.
De acordo com o responsável, havia “preocupação” sobre o trajeto que adotaria a Pastoral Juvenil no período após a Jornada Mundial da Juventude e que agora considera ser “um desafio muito grande”.
“Em Lisboa, temos também uma novidade que marca muito este início de ano pastoral, que é termos um novo Patriarca, o D. Rui. E também aqui é importante perceber, junto com o Sr. Patriarca, qual é que é o rumo a seguir, quais são as prioridades pastorais”, explica João Clemente.
Segundo o diretor do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, nos meses de setembro, outubro e novembro, o objetivo é contruir um caminho despojado de “ansiedade”, de “querer fazer tudo já”, seguindo algumas “propostas” e “linhas orientadoras” para depois serem acompanhadas.
Uma das novidades desta temporada é a realização de um trabalho ainda mais estreito entre a Pastoral Juvenil, a Pastoral Vocacional e a Pastoral Universitária.
“Este é um desafio também destas equipas se entrecruzarem, de pensarmos as atividades em conjunto, os itinerários”, esclarece João Clemente.
A Jornada Diocesana da Juventude (JDJ), que acontece dia 26 de novembro, vai ser a oportunidade para reunir todos os que construíram a JMJ.
“[O encontro] vai ser para nos reencontrarmos, para estarmos juntos, para fazermos memória da Jornada, para recordarmos aquilo que foi a Jornada, mas para não ficar no baú, para podermos projetar também aquilo que vai acontecer ao longo deste ano”, destacou o responsável, assumindo que este “será um dia de festa”, “no domingo de Cristo Rei”.
“Alegres na Esperança” é o tema desta Jornada Diocesana da Juventude 202, que vai ter lugar em Vila Franca de Xira.
Este será também o primeiro grande encontro do Patriarca de Lisboa com os jovens.
“Vem, partilha, vem, testemunha, vem, e mostra como é na esperança que encontramos alegria e é na alegria que realizamos a nossa esperança”, convocou D. Rui Valério.
“Para nós é muito importante que esta Jornada da Juventude seja aberta a todos os jovens. E daí as propostas que nós temos no programa sejam os momentos formativos, de partilha, sejam os momentos culturais e, isto é muito importante, que possam ir ao encontro daquilo que é a realidade dos jovens”, realçou João Clemente.
Além da JDJ, o Fórum ‘Geração Rise UP’ é outra das iniciativas da Pastoral que se mantêm e que já no mês de novembro conhece outro capítulo.
No dia 8, 9 e 10 de dezembro, em Fátima, jovens de delegados de todas as paróquias, movimentos, capelanias da diocese vão estar reunidos com o Patriarca de Lisboa.
“O D. Rui tem-nos pedido muito, tem sido muito assertivo nesta questão de que quer caminhar com os jovens, que quer escutar os jovens, que quer estar ao lado dos jovens”, referiu o responsável do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa, que revela que o fórum foi a ideia pensada para servir este fim, sendo este o momento em que o bispo vai escutar os jovens e “perceber aquilo que eles esperam”.
Por sua vez, na tarde do dia 10 de dezembro, vai ser realizada uma “peregrinação a Fátima para agradecer a JMJ”.
“Toda a diocese está convidada”, anuncia João Clemente.
HM/LJ